Campinas promove pesquisa de cobertura vacinal no próximo sábado, 15 de novembro

14/11/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde, promove na manhã do próximo sábado, dia 15 de novembro, o monitoramento rápido da cobertura vacinal em adultos no município.

O objetivo é checar em campo se a cobertura vacinal está boa conforme aponta o dado administrativo. O resultado vai possibilitar que a Secretaria de Saúde obtenha informações mais precisas e, assim, possa redirecionar estratégias para aprimorar a cobertura vacinal no município.

A ação é uma recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e os resultados serão apresentados para a Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e para a OPAS.

Segundo a médica sanitarista Regina Duron, consultora da OPAS que tem acompanhado a estratégia de vacinação no município desde agosto, o monitoramento será promovido nos 645 municípios paulistas e em todas as cidades brasileiras. “Campinas é o primeiro município no Estado e no Brasil a aplicar o monitoramento”, informou Regina.

Serão estudadas áreas em toda cidade. A enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, informa que, conforme preconizado pela OPAS, a pesquisa é realizada por amostra e de forma aleatória. Portanto, a partir de sorteio, serão pesquisados domicílios dentro da coorte visando atingir população adulta de 20 a 39 anos. Serão consideradas apenas as pessoas residentes e presentes na casa no momento da entrevista. Em cada amostra devem ser entrevistadas entre 25 e 100 pessoas, dependendo da população de cada comunidade.

As informações obtidas serão sigilosas e os resultados não serão divulgados nominando pessoas. “Os entrevistadores vão atuar devidamente identificados e foram treinados para a atividade, que é gratuita. Portanto, a população pode receber com tranqüilidade as equipes. O telefone 156 da Prefeitura funcionará como retaguarda para informar pessoas que estiverem com dúvidas”, diz Brigina.

A sanitarista informa que a Vigilância em Saúde vai aproveitar a oportunidade do monitoramento para vacinar as pessoas de 20 a 39 anos que ainda não tenham sido vacinadas - as equipes vão atuar em dupla sempre com um entrevistador e um vacinador. No entanto, se durante a atividade se forem verificadas muitas pessoas sem a vacina, além de cinco por cento, serão programadas outras estratégias para se conseguir a cobertura vacinal. Gestantes e pessoas com contra-indicação médica não devem receber a vacina.

Ao todo, 250 servidores vão ser mobilizados para a ação, que deve começar entre 8h30 e 9h30 e a expectativa é que dure cerca de 4 horas.

Além do monitoramento de casa em casa também serão pesquisados o setor hoteleiro – inclusive taxistas que fazem ponto nos respectivos locais -, shoppings, universidades e o Aeroporto de Viracopos. Estes locais também foram sorteados.

A Secretaria reforça que a comunidade deve receber as equipes, que estarão devidamente identificadas com avental e crachá e são constituídas por servidores que atuam nos centros de saúde. As perguntas são rápidas e simples.

Volta ao índice de notícias