Mutirão de mamografias: Agendamento termina nesta quarta-feira, dia 19 de novembro

18/11/2008

Autor: Denize Assis

Termina nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, o prazo para marcar exames para mais uma edição do mutirão de mamografia que ocorre dia 29 de novembro. O evento, promovido em todas as cidades paulistas pela Secretaria Estadual de Saúde, tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Coordenação de Saúde da Mulher.

Nas últimas edições, a média de mulheres campineiras atendidas nos mutirões tem ficado em torno de 2 mil.

O objetivo, segundo a Secretaria de Estado, é reduzir a espera por este exame no Sistema Único de Saúde (SUS). A mamografia é o exame radiológico dos tecidos moles das mamas que permite detectar precocemente lesões sugestivas de câncer.

“A oferta por este exame na rotina na rede pública de saúde de Campinas é de 30 mil por ano. Nos casos de suspeita de câncer, as pacientes são atendidas de forma rápida em unidades especializadas em mastologia”, afirma o médico mastologista Fernando Brandão, coordenador municipal da área técnica da Saúde da Mulher.

Para participar do mutirão é necessário ter o pedido do exame feito pelo médico em mãos. As mulheres devem marcar previamente, por telefone ou pessoalmente, até amanhã, em um dos sete serviços credenciados em Campinas pelo evento para realizar o procedimento (veja abaixo).

Informações podem ser obtidas também nos Centros de Saúde ou pelo serviço 156 da Prefeitura. A paciente poderá realizar a mamografia em qualquer unidade participante do mutirão. Todos os locais terão identificação.

Segundo Fernando Brandão, os casos com lesões sugestivas serão encaminhados para ambulatório especializado de mastologia para uma investigação mais ampliada. Na rotina, para realizar a mamografia na rede pública de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no Centro de Saúde para se orientar sobre quando deve começar seus controles mamográficos.

Avanços. A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas avançou muito nos últimos anos em relação ao controle do câncer de mama. Foi criado um ambulatório especializado em mastologia, que passou a dar suporte para as unidades básicas de saúde. Atualmente, são realizados cerca de 30 mil exames de mamografia por ano. Em 1996, eram 1,5 mil exames anuais. Em 1998, 18 mil.

Além disso, a Secretaria estabeleceu um fluxo de atendimentos hospitalares, com parceria com a Maternidade de Campinas, Hospital Celso Pierro (da Puc-Campinas) e Caism (da Unicamp). Atualmente, o Hospital Mario Gatti também disponibiliza tratamentos para câncer de mama, inclusive com reconstruções imediatas e tardias.

Este processo todo colocou Campinas na rede SUS como umas das cidades brasileiras que mais faz diagnóstico precoce de câncer mamário e com estabilização e tendência de queda na taxa de mortalidade por esta patologia.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de um milhão de mulheres descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2007. Em Campinas, são detectados em média 120 cânceres de mama por ano.

Serviços credenciados para o mutirão:

ECOCENTER SERVIÇOS HOSP. E DIAG S/C LTDA

RUA MARIA MONTEIRO, 968