Odontologia: Campinas inaugura Centro de Especialidades no Florence e amplia acesso à saúde bucal

19/11/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas inaugurou nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, às 11h, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Florence Campinas, no Centro de Saúde Florence, região noroeste da cidade. A cerimônia reuniu gestores, servidores da Saúde, representantes da sociedade civil, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade odontológica especializada, a segunda no município, é uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente, que reúne uma série de ações em saúde bucal voltadas para cidadãos de todas as idades. O recurso para implantação da unidade foi da ordem de R$ 80 mil (este valor não inclui o investimento para a reforma da parte física).

“Fico orgulhoso de estar aqui. Esta gestão quer proporcionar a melhor qualidade na assistência ao usuário. Para isto é necessário oferecer ambiência, equipamentos, instrumentos e, acima de tudo, recursos humanos. Neste sentido, esta unidade tá bem. E está bem porque tem liderança, participação e cobrança da sociedade por meio do seu conselho local de saúde. Tem gestão”, disse o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, na cerimônia de inauguração.

Segundo José Francisco Saraiva, a saúde bucal é prioridade. “Esta inauguração significa um grande avanço. E avanço também no sentido de proporcionar a chamada saúde distrital para que o cidadão da noroeste não precise sair da sua região para qualquer tratamento de saúde, seja na atenção básica, na saúde bucal, na atenção de média e alta complexidade. O objetivo é proporcionar resolutividade, não somente para que nossa população tenha mais esperança de vida, mas acima de tudo qualidade de vida. E com direito cidadão, que é nossa grande aspiração”, disse.

Referência. O novo CEO, referência para uma população de mais de 200 mil habitantes, está preparado para oferecer assistência em diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada (tratamento de gengiva); cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia (tratamento de canal); e atendimento a portadores de necessidades especiais.

“Além das especialidades acima, preconizadas pelo Ministério da Saúde, o CEO Florence Campinas também vai oferecer prótese dentária – prótese total e parcial removível. São 10 profissionais para atuar em 160 horas semanais”, informou o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador municipal de Saúde Bucal de Campinas.

O tratamento oferecido no CEO é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica, por meio das equipes de saúde bucal do Programa de Saúde da Família. Os profissionais das equipes de saúde bucal são responsáveis pelo primeiro atendimento ou atendimentos básicos ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas dos casos mais complexos.

“Os atendimentos básicos como restaurações, extrações, procedimentos preventivos são realizados pelas equipes de saúde bucal nas próprias unidades básicas de saúde, que são os centros de saúde, e, nos casos de procedimentos complexos, os pacientes são encaminhados aos CEOs. Portanto, estas unidades especializadas são responsáveis pela retaguarda secundária e não atendem demanda espontânea, apenas pacientes encaminhados”, informou Isamu.

Cada Centro de Especialidades Odontológicas credenciado recebe recursos do Ministério da Saúde, de acordo com o que está definido pela Portaria MS nº 1.571 de 29 de julho de 2004, e tem uma contrapartida do município. No caso do CEO Florence, do tipo II, que tem quatro cadeiras, o repasse mensal do Ministério é de R$ 8,8 mil. O objetivo em Campinas é que cada uma das cinco regiões do município – norte, sul, leste, noroeste e sudoeste - tenha um CEO.

Segundo Isamu é diretriz da Secretaria de Saúde investir na atenção secundária, considerando a situação epidemiológica da saúde bucal da população e o aumento da expectativa de vida, o que demanda, portanto, cada vez mais procedimentos especializados.

“A ótica assistencial da saúde bucal está direcionada para preservação dos dentes, principalmente considerando o aumento da esperança de vida das pessoas que, atualmente, é de 74,82 anos em Campinas, taxa quase 4 anos maior que a média nacional, que é de 71,3 anos”, afirmou Isamu.

O marceneiro Jueci Felício da Silva, morador do Jardim Florence II, afirmou que a inauguração do CEO trata-se de um grande avanço. “Representa demais para a população carente, necessitada desta região. Chegou em boa hora para atender pessoas que não têm condições de assumir com os próprios recursos um tratamento especializado”, disse Jueci.

O auxiliar administrativo Cecílio Serafim dos Santos, morador do Satélite Íris 4, também considera que a inauguração significa muito. “Nossa expectativa é que esta unidade amplie muito o atendimento odontológico, com qualidade. Este CEO atende a uma reivindicação antiga da nossa população”, afirmou.

Outras ações. Além dos CEOs, Campinas desenvolve outros projetos em conformidade com a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil sorridente. São ações como fluoretação das águas de abastecimento e inserção de equipes de saúde bucal nas equipes de Saúde da Família.

“O Brasil Sorridente não é apenas a maior política já vista em saúde bucal, como também uma das maiores políticas de inclusão social, já que permite o acesso da população aos procedimentos odontológicos, tanto básicos quanto de maior complexidade”, afirmou o diretor municipal de Saúde, o médico Pedro Humberto Scavariello, na cerimônia de inauguração do centro.

O CEO Florence Campinas fica no CS Florence, localizado na avenida Nelson Ferreira de Souza, 292, no Jardim Florence II. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 19h. Os telefones da unidade são 3261-2462 e 3261-5858.