Portal das Artes disponibiliza oficina de escultura

04/11/2009

Autor: Denize Assis

Trabalho é desenvolvido em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (Caps AD) Independência

O Portal das Artes, unidade da Secretaria de Saúde de Campinas, está com inscrições abertas para oficinas de escultura em argila ministradas por um artista plástico. Desenvolvida em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (Caps AD) Independência, a atividade é gratuita e está disponível para qualquer pessoa da comunidade. As aulas acontecem nas tardes das sextas-feiras.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente e as vagas são limitadas a 10 alunos por oficina. Os interessados em participar, devem procurar o Portal das Artes que fica na rua Serra D’água, 166, no Jardim Baronesa. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3253-6881 ou pelo endereço eletrônico artesnoportal@yahoo.com.br

De acordo com o estudante do curso de artes visuais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), José Francisco Padovani Forti, monitor do Caps Independência, as aulas, que já estão sendo ministradas há dois meses, são livres e os participantes são estimulados a relatar experiências de vida enquanto desenvolvem suas criações.

“As pessoas não ficam falando de suas doenças. É como se estivessem em uma escola de arte. Eu deixo todo mundo livre. A pessoa vai pegando seu jeito e fazendo o trabalho como ela quer. Eu ajudo e oriento, mas os alunos é que criam”, disse José Francisco. Segundo o monitor, uma das primeiras avaliações é que os participantes demonstram relaxamento e calma imediatamente no momento em que manipulam a argila. “É realmente impressionante o quanto eles ficam tranqüilos e se integram”, disse.

Sobre o Portal. O Portal das Artes integra a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental e faz parte do fórum dos Centros de Convivência mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade trabalha com a questão da inclusão social, é aberta aos usuários dos Centros de Saúde do Distrito Sul e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio da Costa Santos e à comunidade em geral. Instalado próximo ao CS Paranapanema, o espaço funciona em parceria com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

A unidade iniciou suas atividade em 2002 e, desde lá, já chegou a receber até 500 pessoas por mês para as suas diversas oficinas que incluem yoga, meditação, inventando moda, técnicas de pintura, música (cavaquinho, violão e coral, iniciação musical no Núcleo Carlos Lourenço e Lar Pequeno Paraíso (que é o Portal Itinerante), canto de histórias, dança oriental, ginástica harmônica e macramé e papinhas de bebê.

O Portal está articulado à rede de atenção extra-hospitalar em saúde mental de Campinas.

Sobre o Caps. O Caps Independência fica na rua Alves do Banho, 979, no Jardim do Trevo (atrás do Hotel Nacional Inn). A unidade é referência para pacientes das regiões sul e sudoeste da cidade que sofrem com transtornos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

O serviço dispõe de equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, enfermeiro com formação em saúde mental, médico clínico, quatro profissionais de nível superior - terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social -, gerente técnico e seis profissionais de nível médio – auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, educacional e artesão.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acolhimento das 8 às 16h. No local, é prestado atendimento integral ao paciente, com acolhimento e tratamento, promovendo cuidado ambulatorial intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, de acordo com a necessidade do usuário.