Nova unidade da Farmácia Popular Completa 15 dias com mais de 300 atendimentos

09/11/2009

Autor: Denize Assis

A segunda unidade da Farmácia Popular de Campinas - na Rua Clóvis Bevilacqua, 535, Guanabara – completa nesta sexta-feira, 6 de novembro, duas semanas de funcionamento com mais de 300 atendimentos entre usuários que compraram medicamentos ou buscaram informações sobre o serviço. Além disso, a farmácia tem sido bastante solicitada por telefone.

Segundo a farmacêutica Marina Araújo, gerente da farmácia, a maioria dos atendimentos é relativa a receitas oriundas de atendimentos particulares e de convênios, tendo também atendimento de pacientes de serviços públicos. “A unidade está aberta a todos os cidadãos”, informa Marina.

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário deve apresentar receita médica ou odontológica contendo o carimbo e a assinatura do profissional. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Os telefones são 3213-2274 ou 3212-1243.

O estabelecimento está equipado com aparelho de televisão e vídeo/DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde. A unidade tem estrutura adaptada à realidade municipal, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. São nove funcionários fixos.

A Farmácia Popular do Brasil conta com, pelo menos, 97 itens de medicamentos correspondentes a 2 mil unidades ou apresentações comerciais. Todos os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa e podem ser adquiridos a preços muito abaixo dos praticados no mercado. O valor chega a ser 90% inferior ao de farmácias comuns.

O programa Farmácia Popular do Brasil foi regulamentado em 2004 e começou a ser implementado em junho do mesmo ano para ampliar as ações de assistência farmacêutica e oferecer à população mais uma opção de acesso aos medicamentos.

Campinas já conta com duas unidades da Farmácia Popular do Brasil. A primeira foi inaugurada em 2007 e fica na rua Ferreira Penteado, 854, centro. O telefone da unidade é 3232-5577. A meta da Prefeitura e do Ministério da Saúde é que outras três novas unidades do programa sejam inauguradas na cidade, para que assim o município tenha uma em cada região facilitando o acesso a toda comunidade.

“O objetivo é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, principalmente aquela parcela da população que não busca assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), mas tem dificuldade para manter tratamento medicamentoso devido ao alto preço dos remédios. São itens para as doenças mais comuns na população brasileira, dispensados a preço de custo ao cidadão”, afirma o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva.

Inauguração. A segunda unidade da Farmácia Popular do Brasil em Campinas – a de número 523 no país – foi inaugurada dia 23 de outubro com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A inauguração contou com a apresentação do Coral Vozes da Saúde, todo ele formado no centro de saúde São Marcos, na região Norte de Campinas.

A adaptação do prédio para sediar essa unidade da Farmácia Popular do Brasil custou R$ 108,8 mil – R$ 50 mil do Ministério da Saúde. Com essa nova unidade, o estado de São Paulo passou a contar com 84 farmácias desse tipo.

Para manter o serviço, o Ministério da Saúde destinará R$ 10 mil mensais, para custeio.