Saúde realiza nova reunião para discutir humanização do SUS Campinas

11/11/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde

Política Nacional de Humanização existe desde 2003 e incentiva trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema único de Saúde.

Nesta quinta-feira, 12 de novembro, acontece um novo encontro dos cinco grupos de trabalho (GTs) da Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas, que terá a participação de gestores, trabalhadores e usuários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O médico cardiologista José Francisco Kerr Saraiva, secretário titular da Pasta, coordena o grupo que elaborou as propostas iniciais para o desencadeamento das ações. A reunião está marcada para às 14h, no Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Rua Luiz Gama, 1355, Castelo).

O objetivo é traçar estratégias e efetivar ações voltadas para o tratamento humanizado, que propiciem uma melhora na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população de Campinas. Nos eixos de discussão, gestores e técnicos da SMS colocarão em pauta a capacitação dos trabalhadores da rede pública municipal, a comunicação entre os diversos setores, as condições estruturais e, sobretudo, os direitos dos usuários. De acordo com o Ministério da Saúde, a Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Os cinco eixos de trabalho da Política de Humanização do SUS Campinas compreendem os seguintes temas: “Contribuir para criação de uma nova cultura institucional em relação aos direitos dos usuários”, “Apoio aos trabalhadores para sua ação humanizada e para humanização do processo de trabalho”, “Integração dos espaços da gestão que potencializem as proposta de Humanização dos serviços”, “Qualificar a Comunicação Social da SMS” e “Contribuir para criação de uma nova cultura institucional em relação aos direitos dos usuários”.