Campinas promove atividades para marcar Dia do Diabetes

11/11/2009

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, a Secretaria de Saúde de Campinas promove esta semana uma série de atividades. Em todas as regiões da cidade, nos Centros de Saúde, serão desenvolvidas ações de informação, educação e mobilização social (confira programação abaixo).

Para a sexta-feira, 13, estão programadas palestras e orientações sobre a doença nos cinco Pólos do Projeto Viva Mais, com aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia capilar. A expectativa, somente nestes pólos, é atingir um público em torno de mil idosos.

No sábado, na Lagoa do Taquaral, para aproveitar a oportunidade da Virada Esportiva, das 10h às 12h, equipes de saúde estarão mobilizadas em duas tendas para informar os visitantes do Parque sobre a doença, sintomas e dar orientações nutricionais. Também serão oferecidos exames.

Ainda no sábado, às 13h, profissionais envolvidos nas comemorações da data e a população interessada se mobilizam para o Abraço Azul da Torre do Castelo. No local, serão entregues materiais educativos. Todos estarão vestidos com camiseta azul. Esta ação ocorre em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Além disso, Campinas programou para o sábado a iluminação do Paço Municipal, da Torre do Balão do Castelo e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp com a cor azul - cor símbolo sugerida para a data pela International Diabetes Federation (IDF) e adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007. Esta ação ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Em todo o mundo centenas de monumentos serão iluminados.

No dia 24 de novembro, ainda dentro da programação para marcar a data, a Unicamp, a SBD e a Secretaria Municipal de Saúde promovem fórum de palestras sobre diabetes direcionado a profissionais de saúde. A atividade vai abordar os temas educação, novas técnicas e perspectiva para um futuro cada vez com menos diabetes.

Todas as ações vão focar o tema do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013, que é Diabetes - Educação e Prevenção. A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.

Segundo a SBD, para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre o poder de informação através da educação. Para os governos, é um alerta para implantar estratégias eficientes e políticas de prevenção e de monitoramento do diabetes para resguardar a saúde dos cidadãos com a doença e daqueles que possuem risco de ter.

Para profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento, de modo que as recomendações baseadas em evidência sejam colocadas em prática. Para o publico em geral, é uma oportunidade para entender o impacto do diabetes na saúde e saber, na medida do possível, como evitar ou retardar o aparecimento do diabetes e suas complicações.

Sobre a doença. Atualmente, o diabetes é considerado uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doenças cardiovasculares. Estima-se que cerca de 75% dos portadores da doença no Brasil recorrem ao Sistema Único de Saúde.

No mundo, há cerca de 180 milhões de pessoas portadoras de diabetes. No Brasil, a doença atinge 5,5 milhões de pessoas, o equivalente a 11% da população com mais de 40 anos. A enfermidade apresenta incidência crescente e já é responsável por 15% dos investimentos nacionais em saúde.

Ações no SUS. A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas tem implementado diversas estratégias de saúde pública para prevenir o diabetes e suas complicações – visando todas as faixas etárias -, por meio do cuidado integral a esse agravo de forma resolutiva e com qualidade.

O programa consiste em um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, capacitação de profissionais, vigilância e assistência farmacêutica.

São atividades em consonância com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. O paciente recebe assistência integral com fornecimento gratuito dos medicamentos essenciais, incluindo as insulinas NPH e Regular, e também de insumos para auto-monitoramento da glicemia capilar (glicosímetro e tiras), além de seringas e agulhas para aplicação de insulina.

Há 4 anos não morre uma criança de diabetes em Campinas e desde 2002 houve uma redução significativa nas internações nesta faixa etária.

Quando e Por Quê?

Celebrado em 14 de novembro e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Essa campanha global de conscientização é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral.