Samu amplia curso de primeiros-socorros para policiais militares e agentes de trânsito

12/11/2009

Autor: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde

A partir da próxima semana um grupo de trinta Policiais Militares de Campinas, que atendem pelo telefone 190, serão incluídos no Curso de Capacitação para Primeiros Socorros desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 de Campinas. O curso, iniciado em agosto para capacitar guardas municipais, num segundo momento incluiu agentes de trânsito da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e, agora, será estendido para policiais militares.

De acordo com médico José Roberto Hansen, coordenador do Samu 192 da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas, a idéia é estender essa capacitação a um maior número possível de pessoas que trabalham diretamente com o público, nas ruas. “Essas equipes estão sendo treinadas para agir em ocorrências específicas, de acordo com sua área de atuação e a proposta da Secretaria de Saúde é melhorar a qualidade do atendimento e, com isso, aumentar a segurança e diminuir os agravos de saúde”, afirma Hansen.

O coordenador do Samu informa que, pelo menos, 120 guardas municipais já foram capacitados desde o início das aulas. O Samu 192, especializado em atendimento de urgência e emergência, funciona em Campinas desde a década de 90 e sua versão local serviu de referência para a implantação do serviço no País por meio do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com Hansen, que é um dos palestrantes do curso, com a capacitação, além de auxiliar o trabalho das equipes Samu 192, as pessoas que passam por este treinamento terão condições de fazer algo parecido com uma triagem dos casos. “Se for necessário eles mesmos poderão dar os primeiros socorros enquanto as equipes do Samu 192 são acionadas e, desta forma, terão melhores condições de saber se é mesmo necessário acionar o serviço”, explica. A ação do Samu 192 só foi possível graças a uma parceria com a Secretaria Municipal da Segurança Pública e a Secretaria da Saúde de Campinas.

A capacitação, com carga horária de 10 horas, contará com aulas teóricas e desenvolvimento prático e será apresentada por médicos e enfermeiros com turmas de até 30 profissionais. Além da capacitação de temas ligados à urgência, orientará os profissionais de como acionar o Samu 192, informando melhor as condições do paciente, o que vai facilitar a decisão do Médico Regulador (que fica na base do Samu) na liberação do recurso mais adequado. Também estará proporcionando uma relação mais profissional entre os serviços, reconhecendo em cada um dos Órgãos, suas dificuldades, seus limites e suas responsabilidades.

Mais sobre o Samu.

O Samu 192 de Campinas opera com 15 viaturas diariamente, sendo 12 de suporte básico e três de suporte avançado, e uma central de regulação para atender à população de aproximadamente 1,2 milhões de habitantes do município. O serviço está integrado à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CinCamp) e atua descentralizado em bases instaladas no Centro, Taquaral, DIC 1 e Florence. A meta é ampliar a descentralização para outros pontos estratégicos do município, visando reduzir cada vez mais o tempo-resposta.

O Samu 192 tem como finalidade reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. Atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica da população. A equipe do Samu 192 é treinada para atender situações de múltiplas vítimas e realiza trabalho preventivo na questão de grandes acidentes em eventos. Além disso, em Campinas, conta com psiquiatras de plantão 24 horas e dispõe de uma viatura exclusiva para atendimento psiquiátrico.

O serviço presta assistência com suporte avançado com um tempo-resposta de no máximo 13 minutos para os casos mais distantes. O tempo-resposta consiste no intervalo entre o chamado e a assistência aos casos mais graves e com risco de morte. Com as viaturas de suporte básico a média de tempo-resposta é de 30 minutos. O serviço atende a uma média de 6,5 mil casos por mês e recebe uma ligação a cada 4 minutos. São 150 saídas por dia, 25 de UTIs, 10 atendimentos por hora.