Dia Mundial do Diabetes colore Campinas de azul

16/11/2009

Autor: Denize Assis

Centenas de pessoas vão se mobilizar em Campinas neste sábado, dia 14 de novembro, para marcar o Dia Mundial do Diabetes e colorir a cidade de azul - O azul é a cor símbolo sugerida para o Dia Mundial contra o Diabetes pela International Diabetes Federation (IDF) e adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007.

O Paço Municipal, a Torre do Balão do Castelo e a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp serão iluminados de azul já a partir desta sexta-feira e até segunda-feira. Em todo o Brasil, mais de 150 monumentos serão iluminados nesta cor.

O objetivo é alertar para o impacto do diabetes e estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem que os portadores da doença vivam mais e melhor. Outra finalidade da data é promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado, o que ajuda na redução de complicações crônicas da doença.

Além da iluminação azul, Campinas preparou uma programação especial no Parque do Taquaral. Das 10h às 12h, no portão 1 do Taquaral, equipes da Secretaria de Saúde, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atuam em duas tendas em ações de prevenção e educação sobre a doença. Serão distribuídos materiais educativos e realizados exames de glicemia. A expectativa é atender a 2 mil pessoas. Às 12h, para aproveitar a ocasião da Virada Esportiva, será promovida uma caminhada.

Às 13h, num ato simbólico, acontece o Abraço Azul na Torre do Castelo. No local, serão distribuídos materiais educativos. Todos os profissionais envolvidos vão estar com camiseta azul e a população também está convidada a vestir uma peça de roupa nesta cor.

Prevenção e educação serão os pontos fortes da campanha do Dia Mundial 2009. "Diabetes: Educar para Prevenir" é o tema adotado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

O Brasil, até 2025, deverá passar do oitavo para o quarto lugar no ranking mundial de pessoas maiores de 18 anos com diabetes. O número de brasileiros, nessa faixa etária, que vivem com a doença chegará a 17,6 milhões – quase 2,5 vezes mais que os atuais 7,3 milhões de adultos. O aumento significa cerca de 650 mil novos casos por ano. Em todo o mundo, estima-se que haja 246 milhões de pessoas com diabetes. Até 2025, esse número deve chegar a 380 milhões, segundo a IDF.

Atualmente, o diabetes é considerado uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doenças cardiovasculares. Estima-se que cerca de 75% dos portadores da doença no Brasil recorrem ao Sistema Único de Saúde. Em Campinas, a estimativa é de 100 mil portadores da doença.

A data. O Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, foi definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.

Volta ao índice de notícias