Jardim Líria recebe arrastão Contra a dengue na segunda

16/11/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Campinas

Trabalhadores do SUS Campinas percorrem área para recolher objetos descartados pela população e que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti

O arrastão da dengue realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Campinas para reduzir potenciais focos de transmissão da doença acontece nesta segunda-feira, dia 16 de novembro de 2009, no Jardim Líria - área de ocupação localizada entre os shoppings Iguatemi e Galleria.

Uma equipe de aproximadamente dez agentes comunitários e ajudantes de controle ambiental percorre o bairro com dois caminhões para retirada de objetos como vasos, pneus e recipientes que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.

O supervisor de controle ambiental desta região, Ricardo Oliveira de Almeida, da Visa Leste de Campinas, informa que a Secretaria tem promovido reuniões com as comunidades para orientar e buscar a mobilização da população para o controle da doença. "Nós buscamos lideranças que possam nos auxiliar neste trabalho contínuo de eliminação dos criadouros do mosquito", disse. O trabalho será realizado a partir das 9h e deve durar até, pelo menos, o início da tarde, por volta de 14h, informa o supervisor.

Nesta sexta-feira, dia 13, operação semelhante foi realizada nos bairros localizados na região do Distrito de Saúde Sul. Segundo o supervisor de controle ambiental da Visa-Sul, Daniel Della Libera, o arrastão da dengue foi realizado pela manhã com três caminhões na área dos Centros de Saúde (CSs) São Vicente, Santa Odila e Orozimbo Maia.

"A população é avisada com antecedência para que possa separar aquilo que não tem mais utilidade em suas residências, mas que pode se transformar em criadouro", explica. Além disso, pelo menos 30 trabalhadores das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no controle da dengue na região Sul percorreram ruas e avenidas de bairros como Campo Belo, São Domingos, Vila Rica, Jardim Fernanda, Campituba e Jardim Monte Cristo e Parque Oziel. "Nestes locais é feito um trabalho de casa em casa para orientar as pessoas e fazer aplicação de larvicida", disse.

Na terça-feira as equipes com os caminhões do arrastão da dengue percorrem ruas da Região do Distrito de Saúde Noroeste. A saída é às 8h, da rua José Rosolem. Na quarta-feira três caminhões serão utilizados na área do Distrito de Saúde Norte. O trabalho de uma das três equipes beneficia a população atendida pelo Centro de Saúde de Barão Geraldo, com saída da rua Albino J.B. Oliveira, 893, às 8h. No mesmo dia, também no Distrito Norte, os trabalhadores, com outro caminhão, realizam arrastão da dengue na área do Centro de Saúde do Parque Santa Bárbara. A outra equipe percorre a área do Centro de Saúde Cássio Raposo, com saída às 8h da Avenida Comendador Aladino Selmi.

Dengue no Brasil

De acordo com balanço parcial do Ministério da Saúde, os casos de dengue em todo o Brasil caíram 46,3% nas 30 primeiras semanas de 2009 em relação ao mesmo período de 2008 (1º de janeiro a 1º de agosto): foram 406.883 notificações neste ano, contra 758.051 no ano passado. O novo balanço parcial divulgado pelo Ministério, no último dia 29 de outubro, juntamente com a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010, confirma a tendência de queda nacional nas notificações verificada nas avaliações anteriores.

Em todo o País, os casos graves de dengue caíram 79,2% e passaram de 20.579 nas 30 primeiras semanas de 2008 para 4.281 no mesmo período de 2009. Esses casos correspondem à soma dos registros de Dengue com Complicações (DCC) e Febre Hemorrágica de Dengue (FHD). A redução foi observada em 20 estados e no Distrito Federal. Os estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso apresentaram aumento no número de casos.

Dengue em Campinas

Campinas registrou, em 2009, 189 casos autóctones de dengue. Em 2008, foram 259. Neste momento, não estão sendo registrados casos da doença no município.

Volta ao índice de notícias