SUS Campinas inicia megacampanha de testagem de HIV

16/11/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Campinas

A Secretaria Municipal Saúde de Campinas, por meio da Coordenação do Programa Municipal de DST/Aids, promove a partir desta segunda-feira, dia 16 de novembro de 2009, a segunda edição da campanha “Fique Sabendo”, de incentivo ao teste precoce de HIV, realizado de forma gratuita, anônima e sigilosa.

A iniciativa, que ocorre em todo Estado de São Paulo, se estende até o dia 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Segundo o Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, pelo menos 455 municípios em 2.028 serviços da Saúde já se cadastraram para participar da mobilização pela realização do teste. Nesse período, serão disponibilizados em todo Estado 150 mil testes, entre eles 20 mil testes rápidos.

O diagnóstico precoce e o início do tratamento antirretroviral em momento oportuno são imprescindíveis para a qualidade de vida dos portadores de HIV/aids. Levantamento apresentado pelo Programa Nacional DST/Aids (PN DST/AIDS), em sessão Especial sobre HIV/aids, na Assembléia Geral das Nações Unidas, em 2008, revelou que em São Paulo 42% chegam tarde aos serviços.

Em Campinas o teste pode ser realizado gratuitamente em todos os Centros de Saúde e nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura, que são unidades especializadas nesse procedimento. Os Centros de Testagem e Aconselhamento funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h. O CTA do Centro fica na rua Regente Feijó 637 e o CTA Ouro Verde fica na avenida Rui Rodrigues, 3434, junto ao Complexo Hospitalar Ouro Verde.

De acordo com o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, fazer o teste é uma atitude que demonstra como as pessoas se preocupam com a sua saúde e também uma forma de auxiliar na prevenção da Aids e na luta contra os preconceitos. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, calcula-se que cerca de 255 mil nunca fizeram o teste e, por isso, desconhecem sua sorologia.

Segundo o Programa Municipal de DST/Aids, do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia. O Ministério da Saúde lembra que a maioria dos casos é descoberta depois que a doença já se manifestou, o que dificulta o tratamento e aumenta a letalidade da Aids. Adverte, também, que as mães que vivem com Aids podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Este ano, a campanha Fique Sabendo-SP foi lançada oficialmente na Casa das Rosas (Av Paulista, 37), neste 16 de novembro, às 11h, com a presença dos coordenadores dos Programas Estadual e Municipal DST/Aids, diretoria do Instituto Adolfo Lutz, Fórum de Ongs Aids-SP e Casa das Rosas, parceiros no programa.