Seminário sobre Políticas Públicas reúne mais de 100 pessoas

26/11/2009

Mais de cem pessoas participaram do seminário “Estado Mínimo X Políticas Públicas”, realizado na manhã da última quarta-feira, 25 de novembro de 2009, no auditório Monsenhor Salim, no campus 2 da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.

O encontro, promovido pelo projeto Intersetorial Abalô Norô, reuniu profissionais da área de saúde da região Noroeste de Campinas, gestores municipais, servidores públicos da Assistência Social e da Educação, Organizações Não-Governamentais, representantes da sociedade civil, lideranças da comunidade da região Noroeste e representantes de conselheiros municipais de diferentes áreas.

O Abalô Norô é desenvolvido por um grupo composto por agentes públicos municipais e estaduais, entidades assistenciais, lideranças populares e moradores com atuação na região Noroeste de Campinas.

Na mesa do debate estavam o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Ministério da Saúde (MS), e a psicóloga Raquel Guzzo, da PUC-Campinas.

“Para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) é importante se apropriar das possibilidades de melhorar os serviços por meio da participação e do controle social. Este debate estimula isso”, disse a assistente social Márcia Moreno, apoiadora do Distrito de Saúde Noroeste.

Formado há aproximadamente dez anos, a Intersetorial Abalô Norô tem como objetivo discutir os principais problemas, buscar informações e colaborar na proposição de saídas às dificuldades locais. Devido à complexidade da região, o grupo está subdividido em três microrregiões: Micro 1 – Administração Regional 5, Micro 2 - Satélite Íris e Micro 3 - Campo Grande. Também ocorrem encontros periódicos da Macrorregião para discussão das questões gerais e para contribuir com a integração das Microrregiões.

De acordo com seus integrantes, a Intersetorial da Noroeste se consolidou pela grande articulação e participação popular. Desde o início de 2009, vem sendo promovida, com linguagem acessível, a formação política de lideranças com discussões sobre políticas públicas. O grupo possui representantes de lideranças da região nos conselhos de Sáude, Assistência Social, Habitação e Meio Ambiente nas esferas municipal, estadual e federal.