Dia Mundial Contra a Aids: Campinas reforça ações para combater o preconceito

26/11/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1° de dezembro, Campinas promove uma série de atividades em todas as regiões da cidade, nos centros de saúde e em locais públicos de grande fluxo de pessoas.

As ações têm como principal foco o tema escolhido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para 2009, que é “Viver com Aids é possível. Com o preconceito não”.

O objetivo é chamar atenção para o preconceito contra pessoas que vivem com o vírus HIV. Segundo o Departamento Nacional, a escolha do tema é uma resposta às pesquisas que mostram que o preconceito ainda é forte, mesmo entre as pessoas que conhecem as formas de transmissão do vírus.

Na terça-feira o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, com apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde, estará na praça Rui Barbosa, das 9h às 17h, para realização do ‘CTA Itinerante’, que oferece o teste de HIV por meio do diagnóstico rápido. Além disto, o Programa de DST e Aids de Campinas realizará distribuição de material educativo e preservativos no local.

A abertura do evento será realizada pelas autoridades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas e pela coordenadora do Programa Municipal de DST e Aids, a médica infectologista Claudia Barros Bernardi.

Na ocasião também serão apresentados os dados relativos à Campanha ‘Fique Sabendo 2009’, que se encerra em 1º de Dezembro. Também na Praça Rui Barbosa, no dia 1º, a população de Campinas poderá participar do projeto Ativação, coordenado pelo soldado Augusto, do 8º Batalhão de Policia Militar (PM), professor de educação física, das 8h30 às 9h, com atividades de alongamento para pessoas de qualquer idade.

Além das atividades da terça-feira na Praça Ruy Barbosa, Centros de Saúde e outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas realizarão atividades educativas, com distribuição de preservativos, informações sobre HIV/Aids e encaminhamentos necessários.

Profissionais do CTA Ouro Verde estarão nesta sexta-feira, dia 27, das 10h às 15h, e no dia 3 de dezembro, das 9 h às 15h, no Aeroporto Internacional de Viracopos, com oferta do teste de diagnóstico rápido para o HIV, distribuição de preservativos e material informativo.

O Centro de Saúde da Vila Boa Vista, por exemplo, se antecipa e realiza neste sábado, dia 28, das 8h às 16h30, o evento ‘É dia D ... Tudo’, relacionando às ações de prevenção à Aids e combate ao preconceito. Outras ações de educação em saúde serão realizadas na unidade que fica na Rua das Acácias, sem número, na Vila Boa Vista. O telefone do Centro de Saúde Boa Vista é (19) 3245 - 1259.

A Aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV (proveniente do inglês - Human Immunodeficiency Virus). A transmissão ocorre por meio do contato com sangue, sêmen, secreção vaginal ou leite materno da pessoa doente. Vale destacar que suor, lágrima, beijo no rosto ou na boca e uso comum de sabonete, toalha, copos ou talhares, entre outros, não transmitem a doença.

Desde 1996, com a distribuição gratuita de medicamentos aos brasileiros que necessitam do tratamento de Aids, houve um aumento na sobrevida e uma melhora na qualidade de vida dos pacientes portadores do HIV. Atualmente, cerca de 180 mil pessoas recebem tratamento de Aids fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído gratuitamente na rede pública de saúde.

Para detectar o HIV, é necessário fazer um teste de sangue em laboratório. Hoje, ele pode ser realizado sem prescrição médica nos Centros de Testagem e Aconselhamento, de forma gratuita e anônima.

Em Campinas, os Centros de Saúde ou as unidades especializadas funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h. O CTA do Centro fica na rua Regente Feijó 637 e o CTA Ouro Verde (que realiza o teste de HIV com diagnóstico rápido) fica na avenida Rui Rodrigues, 3.434, junto ao Complexo Hospitalar Ouro Verde. O teste de HIV é gratuito, sigiloso e um direito da população.

Redução. De acordo com dados apresentados pelo Programa Municipal de DST/Aids de Campinas nesta quinta-feira, 26 de novembro de 2009, a cidade tem reduzido desde 2003 o número de novos casos de aids. De janeiro a outubro de 2009, foram notificados 135 casos no município. Em 2003, foram notificados 334; 298 em 2004; 283 em 2005; 257 em 2006; 218 em 2007; e 210 em 2008.

“Temos apresentado resultados por meio da redução de casos novos de aids no município”, disse a coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, Claudia Barros Bernardi. Segundo a médica infectologista, Campinas notificou 5.591 casos desde o início da epidemia na década de 80. Na cidade, para cada dois homens com aids é notificada uma mulher com a síndrome. “Mas, se considerados os casos de aids apenas entre os heterossexuais, em algumas faixas etárias, já são registrados mais casos de aids entre mulheres”, acrescenta a coordenadora do programa de controle da aids em Campinas. Segundo ela, é entre mulheres maiores de 30 anos que está a maior velocidade de crescimento no número de novos casos.