Após Dia de Finados, equipes Promovem arrastão contra a dengue Nos cemitérios da Saudade e Santo Antônio

08/11/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde Sul, promove mais uma ação pente-fino contra a dengue nos cemitérios da Saudade e Santo Antônio neste sábado, dia 6 de novembro, a partir das 8h. O trabalho integra a Operação Finados contra a doença iniciada dia 28 de outubro.

O pente-fino vai envolver 50 servidores do Distrito de Saúde Sul que atuam contra a dengue. Distribuídos em equipes, estes profissionais vão percorrer toda a extensão dos cemitérios para verificar os vasos e floreiras, eliminar a água dos recipientes e aplicar larvicida biológico quando o escoamento não for possível.

Segundo o supervisor geral de dengue, Daniel Dela Libera Rodrigues, os cemitérios da Saudade e Santo Antônio são pontos de risco para a dengue por possuírem jazigos com vasos e floreiras que acumulam água e, assim, propiciam a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. São cerca de 40 mil vasos e floreiras, segundo a Administração dos estabelecimentos.

“Além disso, os dois estabelecimentos são considerados imóveis especiais pela grande circulação pessoas, principalmente na ocasião de Finados”, diz Daniel.

A Operação Finados teve início no dia 28 de outubro com um primeiro pente-fino. No dia 2 de novembro, com o objetivo de orientar e alertar a população sobre como evitar criadouros, supervisores e ajudantes de controle ambiental e agentes comunitários de saúde montaram uma tenda na entrada do cemitério.

No local houve distribuição de folhetos sobre dengue, além de outras atividades como sessão para tirar dúvidas e exposição de maquete do cemitério com exemplares do mosquito vetor da doença e com modelos corretos de recipientes para impedir que transformem-se em criadouros.

Outras ações. Nesta sexta-feira, dia 5, houve arrastão contra a dengue nas áreas do Centro de Saúde Esmeraldina e Jardim Fernanda, na região sul. Na segunda-feira, dia 8, os arrastões serão na região leste.

Situação da doença. Neste ano de 2010, Campinas enfrenta a segunda maior epidemia de dengue das últimas décadas, com 2.563 casos e duas mortes. A primeira em número de casos ocorreu em 2007, com mais de 10 mil casos ou 1.089,4 por 100 mil.

Além disso, neste 2010, a cidade registrou, proporcionalmente, mais casos graves, sendo 56 casos de dengue com complicações e 26 casos de febre hemorrágica da dengue.

Em 26 de outubro, a Prefeitura de Campinas lançou a Campanha de Mobilização Social contra a Dengue. O objetivo é envolver toda a comunidade no combate e estimular cada cidadão a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.

A iniciativa antecipa as ações desencadeadas no período crítico da doença, de janeiro a maio, quando ocorre a maioria dos casos. Também é uma resposta à convocação do Ministério da Saúde para que os municípios se mobilizem no controle da doença.

Volta ao índice de notícias