Mostra Vias do Coração começa na quarta-feira no Centro de Convivência

08/11/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Na próxima quarta-feira, 10 de novembro, às 10h, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas abre ao público a mostra "Vias do Coração", com entrada gratuita. Trata-se de uma realização conjunta entre a Prefeitura de Campinas, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz e a sanofi-aventis. A cerimônia oficial de abertura para convidados no dia 9 de novembro, às 19h30 horas, contará com a presença do Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, além de membros da diretoria da Fiocruz e da Sanofi-aventis.

O público campineiro poderá visitar a mostra no período de 10 a 26 de novembro, de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h e nos sábados e domingo, das 10h às 13h. Informações e agendamento escolar podem ser feitos pelo telefone (19) 3232-5977. A exposição Vias do Coração foi incorporada ao acervo do projeto "Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos", um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz e Fundação Cecierj.

No entender do cardiologista e secretário da Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, a Mostra Vias do Coração chega para conscientizar, de forma lúdica, todas as pessoas, principalmente crianças, sobre as formas de prevenção das principais doenças que atuam na sociedade. “É muito importante a pessoa conhecer os benefícios das atividades físicas, de controlar o peso, de evitar o tabaco e consumir alimentos saudáveis. Além disso – complementa o médico -, o cidadão precisa fazer avaliações preventivas regulares. Nessa mostra os visitantes poderão tomar conhecimento de tudo isso”.

Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, a exposição tem formato compacto, linguagem acessível e comunica-se com toda a família. Vias do Coração combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para facilitar o aprendizado sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Para atrair tanto o público jovem quanto a população adulta, a mostra foi estruturada em 7 estações de forma evolutiva e lúdica.

Nas estações periféricas, o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Com apoio de ilustrações, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

Durante o percurso, crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento ou conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia. Os visitantes também poderão ouvir sons de batimentos cardíacos em diferentes freqüências, por meio de equipamentos cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago, além de assistir a vídeos educativos da agência americana Travelogue, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.

A estação central apresenta um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular: a hipertensão. Ilustrações criadas pela designer Mariana Manini retratam situações do dia-a-dia e chamam a atenção do público sobre a importância de se controlar a pressão arterial. Ao mesclar conceitos com algumas retrospectivas e curiosidades históricas, a mostra se propõe a estabelecer um tratamento mais humanizado e fixar o aprendizado.

Prevenção do Diabetes

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, a mostra Vias do Coração fará a estréia nacional, em Campinas, da Estação Diabetes, outro importante fator de risco à saúde do coração. A nova estação traz três módulos com informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes e dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Ao percorrer os painéis da nova Estação, é possível entender as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2, saber o que é pré-diabetes ou hipoglicemia e por que é fundamental cuidar dos pés do paciente com diabetes. A alimentação e os exercícios são outros pontos importantes abordados na prevenção e no controle da doença.

Seguindo a mesma linha da primeira ala, que aborda a hipertensão, a nova estação oferece subsídios para entender o impacto do diabetes na saúde e como ocorre o processamento da glicose no organismo. Uma retrospectiva histórica, mostra o impacto da descoberta da insulina na medicina e na vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Na exposição que acontecerá em Campinas, também será apresentada a exposição: "Dengue", com painéis informativos que fazem uma retrospectiva histórica da doença e, ao mesmo tempo, mostram a importância de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito da dengue.

A exposição Ciência Móvel - Vida e Saúde para todos

A iniciativa tem como elemento principal um caminhão de 13 metros, que percorre cidades, promovendo a popularização da ciência, por meio de exposições itinerantes, oficinas, jogos multimídia e aparatos interativos em diversos campos do conhecimento: da astronomia à física, passando pela biologia e paleontologia.

Graças ao apoio financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia e de patrocinadores privados, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, a exposição "Ciência Móvel - Vida e Saúde para todos", já percorreu nos últimos dois anos cerca de 30 cidades de três estados da região Sudeste, recebendo mais de 150 mil visitantes.

"É um prazer para a equipe do Ciência Móvel apresentar, em parceria com a sanofi-aventis, as exposições Vias do Coração e Dengue em Campinas. Temos certeza que, com essas exposições, estaremos colaborando para a popularização da ciência e contribuindo para a difusão do conhecimento em saúde, importantes fatores para o incremento da cidadania e da qualidade de vida da população", diz José Ribamar Ferreira, coordenador do Projeto Ciência Móvel.

Sobre a Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que em 2009 comemorou 110 anos, desde sua origem, tem como principal meta a produção de ciência para a saúde pública brasileira, com ênfase na inovação, tanto tecnológica quanto social. Sua atuação pode ser dividida em oito frentes: ciência, tecnologia e inovação em saúde; educação permanente e qualificação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS); atenção à saúde; vigilância epidemiológica e ambiental em saúde; vigilância sanitária de produtos, serviços e ambientes; assistência farmacêutica e produção de insumos estratégicos em saúde; gestão de políticas de saúde; e inovação na gestão. O objetivo é fazer avançar a fronteira do conhecimento e colocá-lo a serviço de todos.

Aids, dengue, febre amarela, malária, leishmaniose, Chagas, hanseníase e tuberculose são alguns exemplos de doenças que estão na mira da Fiocruz e são temas de projetos desenvolvidos pela instituição. Os estudos incluem pesquisa biomédica, clínica e epidemiológica, assim como aspectos históricos e sociológicos. Novas tecnologias, como genômica, proteômica e células-tronco, também fazem parte do trabalho da Fundação, que se destaca, ainda, nos debates sobre bioética, na promoção do aleitamento materno, nos estudos sobre mudanças climáticas e no enfrentamento da violência, entre outros assuntos da atualidade.

Volta ao índice de notícias