Saúde ilumina paço para reforçar conscientização sobre o diabetes

11/11/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A partir da noite desta quarta-feira, 10 de novembro, o prédio da Prefeitura de Campinas vai permanecer iluminado de azul, a cor símbolo do Diabetes. A ação se repetirá até o dia 14 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes, um evento global que reúne milhões de pessoas em mais de 160 países para melhorar o cuidado e a prevenção da doença.

Nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unicamp e com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, promove uma série de ações em todos os centros de saúde. Estão previstos testes de glicemia e orientação nutricional, palestras, exercícios físicos e distribuição de material educativo.

José Francisco Kerr Saraiva, secretário municipal de Saúde de Campinas explica que “a prevenção é fator fundamental no enfrentamento da doença, pois correm maior risco de desenvolver a patologia as pessoas com colesterol alto, com sobrepeso, principalmente quando o excesso de gordura está cumulado na barriga, idosos e as pessoas sedentárias”.

Nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, os pacientes poderão assistir a um vídeo institucional com informações sobre diabetes e pressão arterial. No dia 14 de novembro, no Portão 1 da Lagoa do Taquaral, nas imediações dos pedalinhos, serão instaladas tendas para exames rápidos de glicemia, pressão arterial e índice de massa corporal.

Em todo o país, os organizadores de ações voltadas aos diabéticos estão solicitando que a população use alguma peça na cor azul, seja no Dia Mundial ou mesmo na data em que cada município promoverá algum tipo de ação. E por que a cor azul? Porque a cor azul representa o céu e é a cor da bandeira das Nações Unidas, que representa a união entre os países.

A data

O Dia Mundial do Diabetes conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) que reconhece o diabetes como uma doença crônica, debilitante, de alto custo e complicações severas, que precisa ser contida rapidamente.

Celebrado em 14 de novembro e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.