SADA e Dpaschoal lançam livro que aborda a hiperatividade infantil

18/11/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta quarta-feira, 17 de novembro, o Serviço de Atenção às Dificuldades de Aprendizagem (SADA), da Policlínica III, em parceria com a Fundação Educar Dpaschoal, promoveu o lançamento do livro “Bicho Carpinteiro”. A obra, escrita pela fonoaudióloga Cláudia Cotes e ilustrada por Caio Yo, aborda o quadro neurológico conhecido na área médica como Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Em outras palavras, o “Bicho Carpinteiro” foi produzido para auxiliar no tratamento da população infanto-juvenil, de 3 a 16 anos, acometida de hiperatividade (movimento contínuo e superior ao esperado para a idade da criança), falta de atenção e impulsividade.

Esta primeira edição do “Bicho Carpinteiro”, conforme explica Dânae Trevisan, psicóloga do Sada, será inteiramente aproveitada pela Policlínica III. “Nesta tiragem de 1.500 exemplares vamos enfocar nossos pacientes e seus familiares. No entanto, o projeto é mais amplo e inclui a distribuição para todas as unidades que se propõem a desenvolver esse trabalho de incentivo à leitura”, explica Dânae.

Ana Carolina Figueiredo, terapeuta ocupacional do Sada, reitera que a obra desenvolvida pela Policlínica e pela Fundação Educar busca dirigir um olhar mais acolhedor para esses pacientes, bem como desmistificar os conceitos de dificuldades e, ao mesmo tempo, descobrir e ressaltar outras habilidades e potencialidades. “É importante lembrar que a família, a comunidade e a escola são elementos importantes nesse processo”, enfatiza Ana Carolina.

Assistência integral.

O SADA presta assistência integral a crianças e adolescentes na faixa etária de 3 a 16 anos, com queixa escolar nas áreas de leitura, escrita e raciocínio lógico. São pessoas com histórico de baixo rendimento escolar que, por este motivo, passaram a apresentar baixa auto-estima, desmotivação para a escolarização e para o envolvimento com os processos gerais de aprendizagem.

A unidade conta com uma equipe de seis profissionais, sendo três psicólogas, duas fonoaudiólogas e uma terapeuta ocupacional (TO). Os atendimentos são em grupos terapêuticos, semanais, quinzenais e mensais, de acordo com a necessidade. Pais e professores também recebem orientação. O SADA atua para promover redes de atenção com envolvimento das áreas da saúde, educação, assistência, cultura e outras. Também são promovidas ações preventivas.

As equipes do SADA ressaltam a importância de envolver todos os recursos na reabilitação da criança inclusive a família, os educadores e toda a comunidade. “O SADA é um exemplo da importância da atuação intersetorial para o avanço das ações na proteção da criança”, diz a médica sanitarista Valéria Vendramini, coordenadora da área técnica de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde.

Volta ao índice de notícias