Campinas prepara equipes Para avaliar risco cardiovascular em crianças e adolescentes

19/11/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Departamento de Saúde, promove nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, das 9h às 12h, no ISI (av. Barreto Leme, ao lado da Prefeitura), capacitação para profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação para abordagem e avaliação de crianças e adolescentes em relação aos fatores de risco para doença cardiovascular.

O evento é etapa preparatória para o Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular que ocorre entre os dias 22 e 26 de novembro em Campinas. A capacitação será ministrada pelo médico cardiologista Álvaro Avezum Júnior, coordenador de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e diretor de pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia do Estado de São Paulo.

O Mutirão é uma iniciativa da Socesp e da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e será aplicado pela primeira vez, como projeto piloto no Estado, em crianças e adolescentes campineiros de 6 anos a 16 anos estudantes de escolas públicas municipais.

A capacitação objetiva preparar as equipes para aplicar a metodologia e colher os dados do Mutirão. As crianças, já avaliadas anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Educação para uma Vida Saudável, vão ser reavaliadas por meio da aplicação de uma tabela universalmente aceita de medida da pressão arterial, identificação de peso e altura. Uma parte delas também vai passar por exame de glicemia, colesterol e triglicérides, para avaliação do risco futuro de desenvolvimento de doença cardiovascular.

Esta reavaliação já estava prevista dentro do Programa Educação para uma Vida Saudável e a Secretaria Municipal de Saúde, dentro da parceria com a Socesp, vai incrementar a ação com o Mutirão do Coração. As crianças com exames alterados serão encaminhadas aos Centros de Saúde para acompanhamento.

A expectativa é atingir 8 mil crianças em 12 escolas. Em avaliação anterior, em maio de 2010, aproximadamente 40% deste público foram diagnosticados com sobrepeso ou obesidade, sendo esta condição o maior fator de risco cardiovascular na idade adulta.

No dia 27, após a coleta de dados do Mutirão, será promovido o Circuito de Ação Educativa para uma Vida Saudável, quando três escolas incluídas no Mutirão vão estar abertas para atividades físicas, avaliação de risco cardiovascular e orientações sobre alimentação saudável. A atividade, aberta aos familiares dos alunos, compõe o Programa de Educação para uma Vida Saudável.

Vida Saudável. Educação para uma Vida Saudável é um Programa definido pelo Conselho de Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas realizado pelo Ceasa e Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. A ação integra o Programa de Prevenção de Doenças Cardiovasculares da Secretaria de Saúde de Campinas.

As principais diretrizes do Educação para uma Vida Saudável são: mudanças dos hábitos de vida; estímulo à alimentação equilibrada; prática de atividade física regular; prevenção do sobrepeso e obesidade; e prevenção ao uso de drogas, álcool e tabagismo.