Campinas promove o 1º Mutirão do Coração entre crianças e adolescentes do Estado de São Paulo

22/11/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (SMS), em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e a Secretaria Estadual de Saúde, promove entre esta segunda-feira, dia 22 de novembro, e a próxima sexta-feira, dia 26, o 1º Mutirão do Coração em crianças e adolescentes do Estado de São Paulo. A ação tem como público alvo cerca 8 mil estudantes de 6 anos a 16 anos de 12 escolas públicas municipais.

“O objetivo é avaliar o risco que esta população tem de, no futuro, desenvolver hipertensão, diabetes ou uma doença cardíaca e intervir com programas que estimulem hábitos saudáveis de vida principalmente os referentes à alimentação saudável e prática de exercícios físicos”, informa o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Durante o Mutirão, as crianças, já avaliadas anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Educação para uma Vida Saudável, vão ser reavaliadas por meio da aplicação de uma tabela universalmente aceita de medida da pressão arterial e identificação de peso e altura. Uma parte delas também vai passar por exame de glicemia, colesterol e triglicérides.

Em avaliação anterior, em maio de 2010, aproximadamente 40% deste público foram diagnosticados com sobrepeso ou obesidade, sendo esta condição o maior fator de risco para diabetes, hipertensão e doença cardiovascular de forma precoce na idade adulta. Na mesma pesquisa, foi apontado que 67% das crianças não fazem exercícios físicos.

“Uma criança sedentária e com sobrepeso ou obesa tem o risco quadruplicado de vir a desenvolver hipertensão arterial, diabetes e doenças cardíacas de forma precoce na vida adulta, razão pela qual esta ação é fundamental”, diz o secretário de Saúde.

Segundo ele, a Prefeitura está com uma grande frente de trabalho junto às secretarias municipais de Educação e de Esportes e com a Ceasa, com o objetivo de aumentar a atividade física, alterar a dieta escolar e, junto com a Educação, desenvolver ações com pais e mestres de incentivo aos hábitos saudáveis.

Segundo a médica pediatra Denise Jeanine Saraiva, da Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa, com base em estudos anteriores, é que, num primeiro momento, metade das crianças com excesso de peso tenha pressão arterial alterada. Ela explica que, esta informação, no entanto, não significa que todas sejam hipertensas, já que a pressão arterial pode alterar durante o dia.

“Elas serão acompanhadas e, após outras avaliações, o intuito é identificar algo em torno de 6% deste público com pressão alterada que é o esperado nesta população. Todas as crianças com sobrepeso ou obesas e com pressão alterada serão encaminhadas para seguimento na rede pública municipal de saúde, além de serem contempladas com outros programas em parceria com outras secretarias”, informa Denise.

No dia 27 de novembro, após a coleta de dados do Mutirão, será promovido o Circuito de Ação Educativa para uma Vida Saudável, quando três escolas incluídas no Mutirão vão estar abertas para atividades físicas, avaliação de risco cardiovascular e orientações sobre alimentação saudável. A atividade, aberta também aos familiares dos alunos, compõe o Programa de Educação para uma Vida Saudável.

Vida Saudável.

Educação para uma Vida Saudável é um Programa definido pelo Conselho de Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas realizado pelo Ceasa e Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. A ação integra o Programa de Prevenção de Doenças Cardiovasculares da Secretaria de Saúde de Campinas.

As principais diretrizes do “Educação para uma Vida Saudável” são: mudanças dos hábitos de vida; estímulo à alimentação equilibrada; prática de atividade física regular; prevenção do sobrepeso e obesidade; e prevenção ao uso de drogas, álcool e tabagismo.

Mutirão em adultos.