Frota do SAMU/192 é renovada com 10 novas ambulâncias

24/11/2010

Autor: Denize Assis

O Prefeito de Campinas, dr. Hélio de Oliveira Santos, e o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, entregaram nesta terça-feira, dia 23 de novembro, 10 novas ambulâncias equipadas, orçadas em cerca de R$ 2 milhões, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) do município.

A cerimônia ocorreu às 10h no saguão do Paço Municipal e contou com a presença de autoridades municipais, gestores e trabalhadores da Secretaria de Saúde e parte da equipe do SAMU/192. As ambulâncias foram enviadas pelo Ministério da Saúde e vão renovar a frota. A última renovação ocorreu em 2007. O envio das novas viaturas integra a expansão do SAMU em todo país e segue critérios técnicos.

Do total de veículos, sete são de suporte básico de vida e estão equipadas com desfibriladores automáticos. Outras três são de suporte avançado, conhecido como UTI móvel, com desfibrilador e cardioversor, respirador adulto e infantil/neonatal, oxímetro de pulso, aspirador de secreções, doppler fetal e cadeiras de rodas.

Impacto no atendimento. “Com o reforço, estamos dando mais um passo importante em relação à universalização do SAMU. As novas ambulâncias vão permitir a expansão das ações do programa. Parte das unidades vai ser destinada aos serviços de Pronto Atendimento para transferência de pacientes para internação. Além disso, o aumento da frota torna a assistência cada vez mais ágil e garante qualidade”, disse o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito dr. Hélio ressaltou a universalidade do SAMU, que atende a todos os cidadãos de Campinas, e a eficácia e qualidade do atendimento. “São em média 6,5 mil solicitações por mês, 150 saídas por dia, 25 só de UTI, 10 atendimentos por hora que fazem a diferença entre a vida e a morte. Trata-se de um atendimento completo, sofisticado”, disse.

O prefeito disse ainda que o SAMU/192 trata-se de um programa do Ministério da Saúde, portanto nacional sustentado em parte pelo Governo federal, com 30% de repasse para custeio, e pela própria Prefeitura de Campinas, que destina 70% da verba.

Dr. Hélio falou também sobre a integração do SAMU/192 com a rede básica e com os demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o prefeito, a entrega das ambulâncias reforça a política de atendimento integrado à população, estratégia elaborada pelo Ministério da Saúde para avançar nos serviços oferecidos pela rede pública de saúde.

“Nós atendemos 700 mil cidadãos em 63 unidades da rede básica de saúde, que tem como principal estratégia o Programa de Saúde da Família (PSF). Também compõe o SUS a área de urgência e emergência que tem como esteio o SAMU. Nos casos de urgência, o Samu presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para os serviços mais adequados, as unidades de Pronto Atendimento, ou para os hospitais, em situações mais graves ou em que é necessário um atendimento mais específico. Nossos agradecimentos ao Ministério da Saúde e ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Parabéns à equipe do SAMU pelo trabalho e ao SUS Campinas pela conquista”, disse.

Como funciona o serviço. O SAMU/192 integra a Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado após chamada gratuita pelo telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia o melhor procedimento a ser adotado que pode ser a orientação para que a pessoa procure um Centro de Saúde ou hospital ou designação de uma ambulância para o atendimento do paciente. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade.

SAMU Campinas. O médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador municipal do SAMU /192, informa que em Campinas o serviço opera com 15 viaturas diariamente, sendo 12 de suporte básico e três de suporte avançado, duas motolâncias e uma central de regulação para atender à população de mais de 1 milhão de habitantes do município.

O serviço está integrado à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) e atua descentralizado em bases instaladas no Centro, Taquaral, Dic I e Florence.

Durante a entrega das ambulâncias, Hansen disse que a recomposição da frota aumenta a capacidade do SAMU de dar respostas imediatas às situações de urgência. “As novas viaturas renovam a frota, substituindo os veículos que, devido ao tempo de uso, quilometragem e condições, demandam manutenção cara. Com a chegada destes veículos nós apresentamos um projeto à Secretaria de Saúde para deixar as viaturas mais antigas nos serviços de Pronto Atendimento para transferência dos pacientes para outras unidades”, informou Hansen.