Mutirão de teste de HIV atingiu 340 em cinco dias

25/11/2010

Autor: Denize Assis

Mais de 340 pessoas realizaram teste rápido para HIV nos primeiros cinco dias da Campanha Fique Sabendo de incentivo ao diagnóstico precoce informou nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, a Secretaria de Saúde de Campinas. Além destes, outros testes convencionais (de laboratório) foram realizados pela rede SUS Campinas, mas ainda não foram contabilizados.

A Campanha, promovida pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, teve início dia 16 de novembro e vai até dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids.

O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV, que é fundamental para o sucesso do tratamento, já que quanto antes a pessoa sabe sua situação sorológica, mais cedo ela inicia o tratamento, reduzindo as chances de adoecer e diminuindo a transmissão do vírus. No ano passado, a ação durou um mês e teve adesão de 2 mil pessoas.

Durante a Campanha, nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e nas ações itinerantes são realizados testes rápidos de HIV gratuitamente. São testes simples, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado, sigiloso, é liberado em 40 minutos e entregue em ambiente reservado, após aconselhamento, que é o momento em que a equipe conversa com o paciente sobre possíveis experiências e esclarece dúvidas. Neste período, nos centros de saúde da rede pública municipal de Saúde realiza-se a testagem convencional do HIV.

No próximo sábado, dia 27, das 9h às 12h, a Campanha vai estar na Praça Rui Barbosa, no Centro, atrás da Catedral, e no Mercado Municipal.

“Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode participar. Queremos incentivar principalmente aquelas que nunca realizaram o teste e que, portanto, desconhecem sua condição sorológica e aquelas que se expuseram ao risco”, diz a médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids.

Assim como em todo País, o teste anti-HIV é oferecido em Campinas na rotina dos CTAs e Centros de Saúde, de forma gratuita e sigilosa, o ano todo. Para informar-se sobre os locais onde ocorre a Campanha Fique Sabendo em Campinas, a pessoa pode ligar para os telefones 3236-3711 ou 3226-7475.