Segunda edição do Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular tem início neste sábado em Campinas

26/11/2010

Autor: Denize Assis

Campinas inicia neste sábado, dia 27 de novembro, o 2º Mutirão do Coração com o objetivo de identificar adultos com potencial de risco para doença cardiovascular. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e a Secretaria de Estado da Saúde.

A ação acontece neste sábado, das 8h às 12h, com avaliação dos participantes da IV Plenária Campinas Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde, que acontece no Hotel Nacional Inn, na Avenida Benedito de Campos, 35, Jardim do Trevo. Também neste sábado, a ação ocorre na Maternidade de Campinas.

De segunda-feira a sexta-feira da próxima semana, de 29 de novembro a 3 de dezembro, das 7h às 19h, o Mutirão ocorre no Centro de Saúde Capivari, na rua Padre Eustáquio, 229, Jardim Capivari, região sudoeste da cidade.

Para participar basta procurar a unidade de saúde. Quem tiver, deve levar o cartão SUS ou o CPF. Entretanto, a falta de documentação não impede o exame.

A avaliação será feita de forma simplificada, por meio da aplicação de um questionário – universalmente aceito – sobre hábitos de vida e da avaliação da pressão arterial, do peso, da altura e da medida da circunferência abdominal.

Quem for avaliado como paciente de risco será orientado a procurar o Centro de Saúde ou seu médico no local onde habitualmente se trata para que possa fazer avaliação e acompanhamento. Além dos exames, o paciente também vai receber uma cartilha com orientações sobre bons hábitos.

A primeira edição do Mutirão, em 2009, ocorreu na forma de piloto apenas em Campinas e São Paulo e atendeu cerca de 100 mil pessoas com idades entre 35 e 74 anos. Este ano, a ação foi estendida para 14 cidades do Estado e, em Campinas, novamente numa iniciativa inédita, o município, além da população adulta, avalia crianças e adolescentes até 16 anos estudantes de 12 escolas municipais.

A previsão é atingir, nas 14 cidades participantes, cerca de 500 mil pessoas, através de hospitais filantrópicos e de unidades da rede pública de saúde. Em Campinas, somente entre crianças e adolescentes, o objetivo é atingir 8 mil e pelo menos um público igual entre adultos.

O endereço dos locais participantes e outras informações podem ser obtidas por meio dos sites www.mutiraodocoracao.com.br e www.saude.sp.gov.br e pelo telefone 156 da Prefeitura de Campinas.

A doença cardiovascular é a primeira causa de morte no Brasil. Mais de 300 mil mortes por ano no país são causadas por estas doenças. Só na Região Metropolitana de Campinas ocorrem entre sete e dez óbitos por dia, a maioria relacionados a hábitos não saudáveis. Estudos apontam que se a pessoa mantiver uma dieta saudável, intensificar atividade física, não fumar e beber moderadamente, o risco de um infarto ou derrame cerebral é reduzido em 75%.

Vida Saudável.

Em Campinas, a Secretaria de Saúde desenvolve o Programa de Prevenção de Doenças Cardiovasculares. Uma das principais ações deste programa é o Educação para uma Vida Saudável, voltado neste primeiro momento para crianças das escolas públicas municipais.

Desenvolvida em escolas públicas municipais pela Ceasa e Secretarias Municipais de Educação e de Esportes, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, a ação foca atividades físicas e dieta adequada como forma de prevenir o sobrepeso e a obesidade. Também envolve prevenção ao uso de drogas, álcool e tabagismo e ações de informação e educação voltadas para alunos, familiares, educadores e toda comunidade escolar.