Experiência da Vigilância em Saúde de Campinas é premiada na Expoepi

30/11/2010

Autor: Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas é uma das vencedoras da 10ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) com o trabalho Integração da saúde ambiental, atenção básica e saúde mental: problemas de saúde ambiental e portadores da síndrome de Diógenes.

Síndrome de Diógenes é o nome dado a um transtorno que leva pessoas a acumularem em seus domicílios resíduos, restos de coisas, material orgânico e reciclável.

A experiência, apresentada em Brasília por Janete do Pardo Alves Navarro, coordenadora da Vigilância Ambiental de Campinas, relata o projeto ‘Catador Diógenes’, fruto da atuação integrada da saúde ambiental, atenção básica e saúde mental.

Segundo Janete, estes setores atuaram na difícil solução de um problema que envolve pessoas que vivem em meio aos resíduos e são resistentes à atuação dos agentes comunitários de saúde e dos técnicos da vigilância em saúde ambiental da região leste de Campinas.

“Este prêmio é o reconhecimento do trabalho não somente individual, mas de todos os profissionais da pasta em prol da saúde pública. O grande diferencial no trabalho de Campinas foi a inclusão da atenção básica e da saúde mental na ação”, disse Janete.

Como prêmio, a Visa receberá R$ 30 mil reais. O valor será transferido para o município por meio do Piso Financeiro de Vigilância e Promoção em Saúde e deve ser aplicado em ações da própria Vigilância em Saúde.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, Maria Filomena de Gouveia Vilela, esse prêmio é um reconhecimento do trabalho e da iniciativa das equipes de vigilância que abordam um assunto delicado e de extrema relevância para nossa sociedade. “Essa conquista, que é mérito de todo um grupo, reforça a importância da integralidade da atenção à saúde e da intersetorialidade”, afirmou Maria Filomena.

A 10ª Expoepi ocorreu entre os dias 24 a 26 de novembro no Centro de Convenções Brasil 21 em Brasília e reuniu um público estimado em 2,5 mil pessoas, entre profissionais e gestores de saúde de todo o Brasil.

Os trabalhos tratam de organização de respostas rápidas em emergências epidemiológicas, aprimoramento de sistemas de informação e análise de dados epidemiológicos, e inovações na gestão da vigilância em saúde.

Este ano, o número de inscritos na mostra competitiva, na qual Campinas foi premiada, bateu recorde. Foram 424 trabalhos registrados, contra 361 no ano passado e 364 em 2008. Do total de inscritos, 51 foram selecionados para apresentação. Além dos 21 que concorreram ao prêmio de R$ 30 mil, outros 30 trabalhos foram apresentados sob a forma de pôster e receberam certificado.

A Expoepi é o evento mais importante na área de Vigilância em Saúde no País e reúne profissionais e gestores de saúde de todo o Brasil, promovendo o intercâmbio de informações entre as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da mostra competitiva, o evento contou com reuniões técnicas, conferências, mesas redondas e painéis sobre temas relevantes para a vigilância em saúde.

Além do trabalho premiado, na mostra competitiva Campinas participou com a experiência A construção de redes de atenção à saúde em Campinas no enfrentamento da pandemia de Influenza Pandêmica (H1N1) 2009. Influenza pandêmica é o nome dado à nova gripe ou à popularmente chamada gripe suína.

A apresentação foi feita pela enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas. Brigina relatou a constituição da rede de atenção à saúde com o envolvimento da Vigilância em Saúde, redes pública e privada de assistência à saúde e assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde.

Campinas também foi representada na 10ª Expoepi pelo trabalho Esquistossomose mansoni e novas ações para eliminação da autoctonia no Estado de São Paulo, apresentado por Maria Bernadete de Paula Eduardo, coordenadora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica, do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo. Esse trabalho, desenvolvido em parceria entre Vigilância em Saúde de Campinas, Sucen e Instituto Adolf Lutz (IAL), foi para apresentação oral na Mostra Competitiva – Sala Brasil 3.

Outras informações sobre a 10ª Expoepi e outros trabalhos premiados podem ser acessadas no site oficial do evento.