Saraiva arquiva projeto de qualificação das OSs e despede-se da Saúde após seis anos

09/11/2011

Autor: Denize Assis

Cerca de 200 servidores da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se na tarde desta quarta-feira, dia 9 de novembro, no Salão Vermelho do Paço Municipal para a cerimônia que marcou a transferência do cargo de secretário municipal da pasta. O médico cardiologista José Francisco Kerr Saraiva deixou a cadeira que passou a ser ocupada pelo médico sanitarista Adílson Rocha Campos, servidor da carreira há 22 anos na Secretaria.

No evento, o secretário de Comunicação Otávio Antunes representou o prefeito Demétrio Vilagra, que estava em viagem a Brasília. Esteve presente na cerimônia o recém empossado secretário de Finanças Fábio Forte que, até a tarde de ontem, era diretor do Fundo Municipal de Saúde. Também participou do evento o novo diretor do Fundo Municipal de Saúde, Walter Luís Lot Pontes, funcionário de carreira que cuidava da contabilidade dos convênios da Saúde com a União e o Estado.

No seu discurso de despedida, José Francisco Saraiva informou que sua última medida como secretário foi a assinatura para o arquivamento do Projeto de Lei de Qualificação de Entidades como Organizações Sociais (OSs). Ao fazer este anúncio, José Francisco Saraiva foi aplaudido de pé.

“Foram seis anos como secretário. Eu até comparo este período na secretaria com a duração do curso de medicina. Pra mim é como se fosse uma pós-graduação. E, como todo aluno que se forma e rende homenagem aos mestres, eu presto homenagem a todos vocês. Vocês foram meus grandes professores. Quero agradecer muito a vocês e ao Conselho Municipal de Saúde, entidade que me auxiliou bastante na construção da gestão e no entendimento do SUS”, disse.

José Francisco Saraiva afirmou que a transição ocorreu dentro mais absoluta normalidade, “com a pasta sendo ocupada pelo meu amigo Adilson”. Ele ressaltou que um grande legado da secretaria é a credibilidade, condição referendada com a nomeação do diretor do Fundo Municipal de Saúde, Fábio Forte, como secretário municipal de Finanças.

Currículo do novo secretário de Saúde.

O médico sanitarista Adílson Rocha Campos nasceu em Campinas e tem 52 anos. É formado pela Unicamp, universidade na qual também fez residência em Medicina Preventiva. Possui especialização em Saúde do Trabalhador, pela Fiocruz; em acupuntura, pelo Instituto de Medicina Tradicional Chinesa de São Paulo; em Gestão Pública pela Unicamp; e em Gestão de Atenção à Saúde pelo Instituto Sírio Libanês. Trabalha na Secretaria Municipal de Saúde desde 1990, onde, além de atuar como médico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), exerceu cargos de diretor do Departamento Administrativo, na 1ª gestão de Gastão Wagner de Sousa Campos, em 1990/1991; de chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde de Campinas na segunda gestão de Gastão Wagner, em 2001; e diretor do Departamento de Gestão e Diretrizes Operacionais (DGDO), na gestão de Maria do Carmo Cabral Carpintero, entre 2003 e 2004. No final de 2010, assumiu como diretor municipal de Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas. Foi diretor do Sindicato dos Servidores Públicos de Campinas entre 1991 e 1993.