Campinas ilumina prédios de azul para marcar Dia Mundial do Diabetes

11/11/2011

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), iluminam de azul, a partir desta sexta-feira, 11, o Paço Municipal, a Torre do Balão do Castelo e o prédio da FCM/ Unicamp. A cor representa o céu que une todas as nações e simboliza a comunidade internacional do Diabetes (IDF). Diversos monumentos urbanos no Brasil e ao redor do mundo serão iluminados.

Além da iluminação azul, Campinas preparou para este sábado uma programação especial no Parque do Taquaral. Das 8h às 14h, no portão 1 da entrada para a Lagoa, equipes da Secretaria de Saúde, da FCM/Unicamp e da SBD atuam em tendas em ações de prevenção e educação sobre a doença. Serão distribuídos materiais educativos e realizados exames de glicemia capilar. A expectativa é atender a 2 mil pessoas. Também será promovida uma caminhada para a qual 150 pessoas já confirmaram participação.

O objetivo da mobilização é alertar para o impacto do diabetes que consiste em um dos principais problemas de saúde da sociedade moderna e estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem que os portadores da doença vivam mais e melhor. Outra finalidade da data é promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado, o que ajuda na redução de complicações crônicas da doença.

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação da Política Nacional de Hipertensão e Diabetes (DAB/SAS), participa da data comemorativa. Secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país foram mobilizadas e realizarão ações de prevenção e conscientização para a população.

Situação da doença. O Brasil, até 2025, deverá passar do oitavo para o quarto lugar no ranking mundial de pessoas maiores de 18 anos com diabetes. O número de brasileiros, nessa faixa etária, que vivem com a doença chegará a 17,6 milhões – quase 2,5 vezes mais que os atuais 7,3 milhões de adultos. O aumento significa cerca de 650 mil novos casos por ano. Em todo o mundo, estima-se que haja 246 milhões de pessoas com diabetes. Até 2025, esse número deve chegar a 380 milhões, segundo a IDF.

Atualmente, o diabetes é considerado uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doenças cardiovasculares. Estima-se que perto de 75% dos portadores da doença no Brasil recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em Campinas, a estimativa é de 100 mil portadores da doença.

A data. O Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, foi definido pela IDF, entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação para o tratamento de portadores de diabetes reforçando, assim, a garantia constitucional do SUS de atendimento universal e equânime.