Saúde inicia campanha para incentivar A realização do teste rápido de Aids

21/11/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quinta-feira, 24 de novembro, a Campanha Fique Sabendo, proposta pelo Programa Nacional de DST/HIV/Aids. A campanha, que se estende até o dia até dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do teste de Aids.

Cláudia Barros Bernardi, médica infectologista e coordenadora do Programa DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a ideia principal é incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV. ”Quanto antes a pessoa souber sua situação sorológica, maiores serão as chances de sucesso no tratamento. Além disso – complementa a médica, o diagnóstico precoce reduz as chances de transmissão do vírus. No ano passado, a ação durou quinze dias e teve adesão de cerca de 3 mil pessoas.

Nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), na rua Regente Feijó e no Hospital Ouro Verde serão realizados testes rápidos de HIV. Cláudia Barros faz questão de lembrar que os testes são simples, rápidos e gratuitos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.

O resultado, sigiloso, é liberado em quarenta minutos e entregue em ambiente reservado, após aconselhamento, que é o momento em que a equipe conversa com o paciente sobre o resultado do exame e fica à disposição para esclarecimentos de dúvidas. Nos centros de saúde da rede SUS realiza-se a testagem convencional durante o ano todo, mas nesta semana de Campanha a oferta será intensificada.

De acordo com as orientações do DST/Aids, qualquer pessoa com mais de 12 anos de idade pode realizar seu teste. “Queremos incentivar, principalmente as pessoas que nunca realizaram o teste e que, portanto, desconhecem sua condição sorológica, além daquelas que se expuseram a algum risco”, esclarece a médica infectologista.Ela complementa, ainda, que “todas as pessoas que têm vida sexual e que já tiveram relações sem preservativo devem procurar fazer o teste”.

Durante a campanha em Campinas, além dos CTAs e Centros de Saúde, o Programa de DST/Aids, em parceria com os cinco Distritos de Saúde do Município, realizarão uma ação de testagem itinerante em cada região, seguindo o calendário abaixo:

-Distrito Sul: dia 24/11, no Centro de Saúde Orozimbo Maia, das 9h às 16h.

-Distrito Noroeste: dia 25/11, no Centro de Saúde Florence, das 9h às 16h.

-Distrito Leste: dia 30/11, no Centro de Saúde São Quirino, das 9h às 14h.

-Distrito Sudoeste: dia 02/12, no Centro de Saúde Santa Lúcia, das 9h às 16h.

- Distrito Norte: dia 06/12, no Supermercado Enxuto, das 9h às 14h.

Dia 25/11 à noite haverá teste rápido na Praça Bento Quirino (Sucão).