Campanha Fique Sabendo vai à praça Bento Quirino nesta sexta-feira à noite

25/11/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/Aids, promove nesta sexta-feira, 25 de novembro, entre 20h e 23h, na praça Bento Quirino, no Centro da cidade, uma edição itinerante da campanha Fique Sabendo, que disponibiliza testes rápidos gratuitos para HIV.

Especificamente para a iniciativa de hoje à noite, serão mobilizados cerca de 20 profissionais do Programa que vão atuar em tendas na praça para atender quem quiser fazer o teste e também aqueles que tiverem dúvidas ou mesmo se interessarem em saber mais sobre as DST/Aids.

O Fique Sabendo teve início na quinta-feira, 24, e integra a programação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro. A campanha vai até 6 de dezembro e, até lá, serão promovidos eventos itinerantes em vários lugares em todas as regiões da cidade.

Além disso, serão disponibilizados testes rápidos de HIV gratuitamente nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) de Campinas, que ficam no Complexo Hospitalar Ouro Verde e no Centro de Referência em DSt/Aids, na rua Regente Feijó.

O objetivo principal do Fique Sabendo é incentivar a realização dos exames. Além de mobilizar toda a sociedade para discutir o tema Aids, a implicação da doença no contexto atual e o combate ao preconceito.

O teste rápido de HIV é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado, sigiloso, fica pronto em 40 minutos e é entregue em ambiente reservado, após aconselhamento, que é o momento em que a equipe conversa com a pessoa sobre possíveis experiências e tira dúvidas, entre outras questões.

Os próximos eventos itinerantes ocorrem na quarta-feira, dia 30 de novembro, no CS São Quirino, na região Leste, das 9h às 14h; no dia 2 de dezembro, no CS Santa Lúcia, região Sudoeste, das 9h às 16; e em 6 de dezembro, no Supermercado Enxuto, na região Norte, das 9h às 14h.

Na primeira edição, na quinta-feira, 24, no CS Orosimbo Maia, região Sul, foram realizados 80 testes. Nesta sexta-feira, já houve uma ação itinerante, no CS Florence, região Noroeste. O balanço será divulgado na segunda-feira, dia 28.

A médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids , informa que qualquer pessoa com mais de 12 anos pode realizar seu teste. Segundo ela, todos com vida sexual, independente de com quem ou com quantos parceiros, e que já tiveram relações sem preservativo devem realizar o teste.

“Queremos incentivar também e principalmente quem nunca fez o exame ou seja aqueles que desconhecem sua situação sorológica”, diz Cláudia.

Segundo a coordenadora, é importante que a pessoa conheça a sua situação sorológica em relação ao HIV, principalmente porque o diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento. “É importante tratar o quanto antes para evitar que a pessoa adoeça de Aids”, diz Cláudia.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia no Estado em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.

Rotina. Assim como em todo País, o teste HIV é oferecido em Campinas na rotina dos Centros de Saúde e CTAs, de forma gratuita e sigilosa, durante o ano todo. Informações sobre os locais onde ocorre a Campanha Fique Sabendo em Campinas podem ser obtidas pelos telefones 3236-3711 ou 3226-7475, pelo 156 ou pelo Disque Saúde que atende no número 160.

Situação da doença. Segundo dados preliminares do Programa Municipal de DST/Aids, no período de 1982 a dezembro de 2010 foram notificados 6.167 casos de Aids entre os residentes no município de Campinas. Deste total, 155 casos são em menores de 13 anos de idade. A maior taxa de incidência (número de casos/100.000 habitantes) está na faixa etária de 30 a 39 anos. No ano de 2010 tem-se nesta faixa etária 39,9/100.000, seguido de 32,7/100.000 nas idades entre 40 a 49 anos e 25,4/100.000 entre 20 e 29 anos. A exposição sexual permanece como a categoria de exposição ao HIV mais frequente no município.