Centro de Saúde e comunidade se juntam Neste sábado na Vila Boa Vista para prevenir a dengue

25/11/2011

Autor: Denize Assis

Neste sábado, dia 26 de novembro, no Centro de Saúde (CS) Boa Vista, região Norte de Campinas, equipes de saúde e comunidade se juntam para uma manhã de atividades de prevenção contra a dengue. A iniciativa vai das 8h às 12h e inclui arrastão de criadouros além de ações de informação, educação e mobilização social.

A previsão é visitar pelo menos 2,5 mil endereços na Vila Boa Vista e em um trecho do Parque Via Norte. Mais de 30 profissionais de saúde do Distrito de Saúde Norte e do próprio CS Boa Vista vão participar da ação, além de voluntários da comunidade. A subprefeitura de Aparecidinha também vai apoiar a ação.

Três caminhões vão recolher os criadouros e outros materiais deixados nas calçadas pelos moradores. A comunidade já foi informada da ação entre quinta-feira e sexta-feira por meio de um carro de som que percorreu as ruas a serem trabalhadas. Um dos veículos foi cedido para a ação pelos moradores.

A região do CS Boa Vista registrou 65 casos de dengue em 2011 e é a segunda área com o maior número de casos na região Norte, perdendo somente para a região do CS Santa Mônica. Os principais criadouros na região do Boa Vista continuam sendo os domésticos, como recipientes de plástico, latas, vasos de plantas, potes, garrafas, calhas, caixas d’água sem o devido cuidado, entre outros produtos que estão nos quintais das famílias.

Segundo o supervisor de dengue Carlos Roberto de Oliveira, da Visa Norte, a prevenção da dengue exige também, além da atuação constante e eficaz da Saúde e do poder público como um todo, a mudança de comportamento da população. “É necessário que todos se mobilizem para promover um ambiente seguro no que diz respeito ao mosquito e, para isto, é necessário inviabilizar todo e qualquer criadouro”, diz.

Em 2011, foram confirmados 3.038 casos de moradores que adoeceram com dengue em Campinas. Uma pessoa morreu.

Volta ao índice de notícias