CS Carvalho de Moura promove encontro de grupos de vivência

29/11/2011

Autor: Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) Carvalho de Moura, na região Sul de Campinas, promove nesta terça-feira, dia 29 de novembro, a partir das 14h, na Igreja Nova Aliança, o 2º Encontro dos Grupos de Vivência.

Grupos de Vivência são aqueles em que a unidade de saúde reúne pacientes para ações de educação em saúde numa perspectiva dialógica, participativa, criativa e que contribua para a autonomia do paciente no que diz respeito à sua condição de sujeito de direitos e autor de sua trajetória de saúde e doença.

Nestes grupos, existe autonomia dos profissionais diante da possibilidade de reinventar modos de cuidado mais humanizados, compartilhados e integrais. Os pacientes podem estar reunidos de acordo com o agravo, por exemplo pacientes com diabetes ou hipertensos ou obesos ou grupo de mulheres.

O encontro desta terça-feira no Carvalho de Moura reúne os grupos Belas Criações e Encontros das Artes, cujos integrantes são acompanhados pelo CS. A programação inclui exposição de produtos confeccionados pelos participantes dos grupos, que vão desfilar com as roupas e acessórios produzidos. Também ocorrem apresentações do grupo musical do Centro de Convivência Portal das Artes.

O encontro é aberto a toda comunidade e vai contar, ainda, com a participação de pessoas dos grupos de vivência e de artesanato de outras unidades do Distrito de Saúde Sul. Estes convidados também vão expor seus artesanatos, além de promover momento de troca de experiências. A Igreja Nova Aliança fica na av. José Cristóvão Gonçalves, 330, no Jardim do Lago, próximo ao CS Carvalho de Moura, em frente à Carvoaria.

O Jorge Luís Marques Fernandes, coordenador do CS Carvalho de Moura, informa que os grupos são constituídos conforme princípios e diretrizes do SUS, de universalidade, integralidade, equidade e participação social.

“É uma estratégia por meio da qual buscamos envolver a população, com trabalhos em outros espaços além do Centro de Saúde. Nestes grupos, é possível proporcionar trocas de saberes e práticas e estimular o diálogo. Isto significa promover a saúde, com participação das pessoas”, afirma.

A auxiliar de enfermagem Sônia Aparecida da Silva, uma das responsáveis pelos grupos, informa que atualmente as atividades envolvem cerca de quarenta participantes. São dois grupos de integrantes da comunidade, a maioria mulheres, de todas as faixas etárias. Nestes espaços, elas aprendem e ensinam a produzir, de forma artesanal, materiais como caixas de madeira, toalhas, lixeiras para carro, bolsas, camisetas e outras roupas customizadas, entre outros.

“São momentos onde as pessoas também fazem um movimento em busca da alegria, da felicidade. E isto também significa promover saúde. Além de consistir numa forma de reforçar o vínculo entre população e equipe de saúde. Este encontro é uma oportunidade de mostrar um pouco deste trabalho”, diz Sônia.

Além de Sônia, os grupos são monitorados pela auxiliar administrativo do CS, Selma Regina Canova e pela agente comunitário de saúde, Maria Makuiama da Silva, que, inclusive, cede uma varanda de sua própria casa para o encontro dos grupos. Eles se reúnem todas as terça-feiras, das 14h às 16h.

O CS Carvalho de Moura fica na rua Celso Luglio, s/n e é referência para uma população de 10 mil moradores de bairros da região sul do município. Parte desta população se encontra em situação de vulnerabilidade social. Por dia, a unidade atende a uma média de 200 pessoas. O telefone do CS é 3269-5845.

Volta ao índice de notícias