Ações na praça marcam neste 1º de dezembro O Dia Mundial de Luta contra a Aids em Campinas

30/11/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, promove nesta quinta-feira, 1º de dezembro, na praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, no cruzamento da Rua José Paulino com a Rua 13 de Maio, das 9h às 17h, uma série de eventos para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A programação inclui apresentações culturais, exposições e a divulgação de muita informação sobre DST/Aids com enfoque para o tema ‘Não importa que idade você tenha ou com quem você transa: use sempre camisinha’. Ainda serão distribuídos materiais educativos e preservativos.

A abertura do evento será realizada pelo médico sanitarista Adílson Rocha Campos, secretário municipal de Saúde e pela coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, a médica infectologista Claudia Barros Bernardi.

Além das equipes do Programa, participam do evento parceiros, diversos setores da Secretaria de Saúde, a Coordenadoria da Mulher e outras secretarias municipais e setores da Prefeitura.

Entre as atrações, haverá shows de hip hop, apresentações de palhaços e de outros números de circo, dublagem e shows de drag quens. Às 16h, acontece soltura de mais de 6 mil balões brancos, cada um representando 1 dos 6.167 casos de Aids notificados entre os residentes no município de Campinas.

À noite, a partir desta quarta-feira, 30 de novembro, e até o dia 3 de dezembro, a Torre do Balão do Castelo será iluminada de vermelho, cor que simboliza a luta contra o preconceito e a discriminação. O preconceito, manifesto de diversas formas, é prejudicial para a prevenção e também para a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV ou Aids.

O teste de HIV por meio do diagnóstico rápido será ofertado a toda população, de forma sigilosa e gratuita, das 9 às 18 horas, no CTA do Centro, que fica na rua Regente Feijó 637, a quatro quarteirões da Praça Rui Barbosa, e no CTA Ouro Verde, na avenida Rui Rodrigues, 3434, no Complexo Hospitalar Ouro Verde.

Além das atividades da terça-feira na Praça Rui Barbosa, Centros de Saúde e outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas realizarão atividades educativas durante o horário de funcionamento, com distribuição de preservativos, informações sobre HIV/Aids e encaminhamentos necessários.

Distribuição.

A campanha deste ano busca informar e orientar a população de que a Aids é, atualmente, uma doença distribuída por todas as faixas etárias, classes sociais, etnias e orientações sexuais. “A despeito de termos dados que mostram estabilidade na epidemia, não podemos relaxar na prevenção, principalmente em alguns grupos populacionais que apresentam maior vulnerabilidade”, afirma a médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora municipal do Programa de DST/Aids.

De acordo com Cláudia, Campinas atua com qualidade técnica e sensibilidade de acolhimento característicos de uma cidade que investe, por exemplo, no trabalho com populações mais vulneráveis à infecção pelo HIV.

De acordo com dados apresentados pelo Programa Municipal de DST/Aids de Campinas durante seu Plano de Ações e Metas (PAM) para 2012, a cidade tem reduzido desde 2003 o número de novos casos de aids. Em 2011, até o mês de junho foram notificados 109 casos novos no município.

Sobre a doença.

A aids é uma doença que pode ser controlada, mas que ainda não tem cura. Durante o ano todo, para saber se tem ou não o vírus da aids, a população deve procurar os Centros de Saúde ou as unidades especializadas, os CTAs, que funcionam de segunda a sext-feira e realizam o diagnóstico rápido de HIV.

O CTA do Centro fica na Rua Regente Feijó, 637 e funciona das 10h às 18h. O CTA Ouro Verde fica na avenida Rui Rodrigues, 3434, junto ao Complexo Hospitalar Ouro Verde e funciona das 7h às 19h. O teste de HIV é gratuito, sigiloso e um direito da população.