Campinas vai alertar população sobre febre maculosa

01/11/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria de Saúde de Campinas vai alertar a população sobre a febre maculosa no mês de novembro.

O objetivo da ação é esclarecer a população sobre os riscos e as possibilidades de ocorrência da doença para que fiquem atentas à exposição às áreas de risco e aos sintomas e, dessa forma, procurem os serviços de saúde.

Entre as ações, está a sinalização das áreas de risco com as informações sobre a presença do carrapato estrela, transmissor da doença, e de ocorrências da febre maculosa.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Ferreira, também serão produzidos folhetos informativos sobre a transmissão e principais sintomas da doença para divulgação entre os moradores e visitantes dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e no bairro Parque Jambeiro. "Dos cinco casos confirmados neste ano, três são moradores de Sousas e Joaquim Egídio e um do Parque Jambeiro", comenta.

Ela explica que uma das vítimas era moradora de Joaquim Egídio, mas ia com frequência a Morungaba, município na região de Campinas. "Por isso, a investigação está acontecendo também na outra cidade", diz.

Profissionais de Saúde

O Devisa também vai orientar os profissionais da Saúde para que investiguem a exposição ao carrapato para nortear seu diagnóstico. "Os sintomas iniciais podem ser confundidos com outras patologias, como por exemplo, a dengue", afirma.

Outras ações

Para confirmar que a transmissão ocorreu nestes locais, a Superintendência de Controles de Endemias (Sucen) vai realizar pesquisas sobre a existência e o nível de infestação do carrapato nas áreas frequentadas pelas vítimas da doença.

Febre maculosa

Campinas teve cinco casos de febre maculosa em 2012. Um dos casos foi confirmado em janeiro e os demais em outubro. Do total, três pessoas morreram.

No ano passado, a cidade teve cinco casos, com três mortes registradas. Em 2010, foram 14 casos e quatro mortes.

A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma doença infecciosa, transmitida pelo carrapato-estrela contaminado. Em Campinas, o principal hospedeiro é a capivara.

Os sintomas da doença são febre alta, mal estar e dor no corpo. Manchas vermelhas podem aparecer na pele.

A FMB é grave e deve ser tratada precocemente, pois o sucesso do tratamento depende disso. A taxa de letalidade da doença é alta. As pessoas que tiveram picada de carrapato ou estiveram em ambientes com capivaras e/ou carrapatos, devem informar ao médico para que o tratamento seja iniciado precocemente e, dessa forma, não evolua para um quadro mais grave.

Volta ao índice de notícias