Hospital Mário Gatti terá residência médica credenciada pela SBN

07/11/2012

Autor: Juliana Perrenoud

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti acaba de ser credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN) para treinamento de residente, segundo parecer elaborado em visita conjunta MEC/SBN. Agora, o Hospital que já era credenciado pelo MEC desde 2006 em duas vagas para o curso de residência em neurocirurgia, passa a ter uma dessas vagas reconhecida também pela SBN.

"Há anos buscamos esse reconhecimento. Isso tornará nosso curso de residência mais atrativo, trazendo mais inscritos e melhorando ainda mais o nível dos alunos escolhidos", explica o coordenador da Neurocirurgia do Hospital, Dr. Yvens Barbosa Fernandes.

Residente do terceiro ano em neurocirurgia, Mário Henrique Girão Faria, diz que o reconhecimento da SBN conta bastante na escolha do aluno. "Ter a certificação da SBN é um diferencial no currículo e na carreira de um neurocirurgião", conta.

Dos cerca de 250 hospitais do país que oferecem residência em neurologia, apenas 80 são credenciados pela SBN. "Esse reconhecimento vem apenas a corroborar com a excelência e eficiência do serviço de neurologia e neurocirurgia do Hospital Mário Gatti. Não é qualquer instituição que recebe esse tipo de credenciamento, de uma entidade tão séria, respeitada eexigente quando é a Sociedade Brasileira de Neurologia", afirmou o presidente do Hospital, Salvador Affonso Fernandes Pinheiro.

De acordo com o coordenador, o objetivo é buscar o credenciamento da segunda vaga de residência em 2013. "Para isso, precisamos ampliar o número de cirurgias realizadas no Hospital, bem como modernizar nossos equipamentos. A direção do Hospital já se comprometeu em investir nesses aparelhos nos próximos anos", diz Fernandes.

Somente em 2011, foram realizadas 391 cirurgias neurológicas eletivas, além de 115 cirurgias por traumatismo craniencefálico, totalizando 506 cirurgias no ano. Dos 230 leitos, 24 são dedicados à neurologia e três vagas semanais na UTI destinadas à especialidade. Atualmente, o serviço tem nove residentes e o programa tem duração de cinco anos.

Além de avaliar o Serviço de Neurologia, o relatório apresentado pela SBN aponta, ainda, caminhos para que o credenciamento continue ocorrendo e para que se atinja a segunda vaga em residência pela entidade.

Residência médica

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti é credenciado desde 2004 pelos Ministérios da Saúde e Educação para o ensino em residência médica. Em 2012 foi recertificado por desenvolver, além das tradicionais atividades de atenção à saúde, formação de recursos humanos e de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Os critérios para a certificação incluem visita de avaliadores às dependências do hospital, reunião com coordenadores e preceptores dos Programas de Residências, gestores do hospital e da Secretaria de Saúde e residentes de todas as áreas, além de análise de documentação, e levam em consideração a atenção à saúde, ensino, ciência, tecnologia e gestão.

Hoje o Hospital Mário Gatti possui 78 residentes nos programas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Pediatria, Terapia Intensiva Pediátrica, Neurocirurgia, Urologia, Coloproctologia, Ortopedia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Medicina de Família e Comunidade, Cirurgia do Trauma, Bucomaxilofacial e Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição).

Sobre a SBN

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - SBN é uma associação de médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Foi fundada há 54 anos, em 1957, tem 2.000 sócios, sendo a terceira maior do mundo na especialidade.

A Comissão de Ensino da entidade é responsável pela formação dos residentes e pela avaliação do programa de formação em neurocirurgia. Uma das atribuições da Comissão é coordenar a avaliação periódica do progresso técnico e científico dos residentes em treinamento nos serviços credenciados pela SBN - prova de residência médica.