Devisa confirma mais 3 casos de Tuberculose

08/11/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) informa que foram confirmados mais três casos de tuberculose em bebês nascidos no Hospital e Maternidade Madre Theodora entre janeiro e junho de 2012.

Desde 25 de setembro, quando começaram os exames, foram diagnosticados dez casos de tuberculose e 34 infecções latentes (quando o paciente tem o bacilo, mas não desenvolve a doença). Três crianças ainda passam por investigação.

No total, foram atendidas 344 crianças, sendo que 297 não apresentaram nenhum problema.

O tratamento da tuberculose é feito na rede pública de Saúde com três antibióticos administrados durante seis meses. Os casos de infecção latente são tratados com um antibiótico, também durante seis meses.

Entenda o caso

Em agosto de 2012 a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas detectou um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade de saúde em fevereiro e maio de 2012, além de uma funcionária, foram diagnosticadas com a doença em abril e agosto deste ano.

Por este motivo, 1.300 crianças nascidas entre janeiro e junho de 2012 começaram a passar por exames em 25 de setembro. A Vigilância e o Hospital deram prioridade a um grupo de 354 bebês que tiveram algum tipo de contato com a funcionária. Os pais estão sendo convocados por carta.

Volta ao índice de notícias