Centro de Saúde São Marcos recebe 34 novas estações de trabalho

12/11/2012

Autor: Sérgio Oliveira

A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) concluiu nesta segunda-feira, 12 de novembro, a entrega de 34 novas estações de trabalho para o Centro de Saúde São Marcos, localizado na região Norte de Campinas. As estações de trabalho são compostas por microcomputadores, monitores, teclado e mouse.

A implantação dos equipamentos faz parte do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde de Campinas, que, nesta etapa, está estendendo a outros cinco Centros de Saúde da cidade a experiência de informatização total. O primeiro CS a receber as estações de trabalho foi o Santo Antônio, localizado no Parque Vista Alegre, região Sudoeste.

O programa está sendo implantado a partir de uma parceria entre a IMA e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas.

As novas máquinas possuem 4 gigabytes de memória e monitores de 22 polegadas, e estão adequadas às atividades desenvolvidas na unidade.

Infraestrutura

O CS São Marcos já havia recebido a instalação de infraestrutura de dados e elétrica, bem como os access points (equipamentos utilizados para instalação de rede sem fio WiFi). Além disso, também teve a sua capacidade de conexão com a Internet ampliada de 1 para 3 Mbps real, ou seja, com esta banda garantida contratualmente em 98% do tempo.

Os profissionais de saúde do São Marcos também passaram por treinamento para operação do SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento), software que informatiza o atendimento e a gestão da saúde em Campinas.

"O nosso pessoal está contente. As áreas que já usavam computadores, como a recepção, o setor administrativo e os especialistas receberam equipamentos mais rápidos e modernos, que já estão auxiliando na realização das tarefas cotidianas. Mas outros setores que não tinham computador passaram a contar com a ferramenta. Nestas áreas ainda vamos iniciar a informatização", avaliou Valéria Ceriani, coordenadora da unidade.

Próximas ações

A implantação total do programa, tanto no CS São Marcos quanto no CS Capivari, que já recebeu as mesmas obras e equipamentos, ainda depende da entrega de um scanner, para digitalização de documentos, duas impressoras para impressão do cartão SUS, e tablets com conexão 3G para facilitar o trabalho dos agentes de saúde em visita a pacientes acamados e outras ações desenvolvidas fora dos CSs. Estes equipamentos estão em processo de aquisição pela IMA e devem ser entregues ainda neste mês de novembro.

Além dos CSs Capivari e São Marcos, as outras unidades que receberão a informatização plena nesta etapa serão os CSs São Quirino, Orosimbo Maia e Balão do Laranja.

Para mais informações, acesse o hot site do Projeto Informatização das Unidades Básicas de Saúde de Campinas em http://iubs.campinas.sp.gov.br/.

Volta ao índice de notícias