Saúde realiza atividades de orientação sobre dengue na sexta e sábado

21/11/2012

Autor: Diego Geraldo

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) fará nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, uma ação educativa sobre dengue nos terminais Central, Ouro Verde, na Rodoviária e no supermercado Paulistão da Vila Padre Anchieta. No sábado, dia 24 de novembro, um arrastão para remover possíveis criadouros será feito na Vila Vitória e no Jardim Novo Flamboyant.

A população será orientada, com a ajuda de material educativo, sobre os hábitos do mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus, e como evitar sua proliferação, que ainda é o melhor método para prevenir a doença. As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional de Combate à Dengue.

Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue de Campinas, Tessa Roesler, o apoio da população é fundamental. "As atividades de combate à dengue precisam ser permanentes e diárias para que se possa estabelecer um controle da doença na cidade. Isso só é possível com a participação da sociedade. Essas atividades vão se juntar ao trabalho diário feito nas unidades de saúde", explicou Tessa.

Novo subtipo

O Devisa alerta que para o verão deste ano a população deve ter uma atenção maior na prevenção da doença. Isso porque um novo subtipo da doença, o DENV 4, foi diagnosticado pela primeira vez na cidade desde a reintrodução do vírus no Brasil, na década de 1990.

O subtipo não é mais grave que os outros três e quando a pessoa contrai um tipo de dengue fica imune a ele depois de curada. Mas, se a pessoa contrair outro subtipo, existe o risco maior da doença se apresentar de maneira mais grave.

Como Campinas teve epidemias pelos vírus DENV 1, 2 e 3, muitas pessoas já adquiriram imunidade natural a estes sorotipos. Com um novo vírus circulando, uma pessoa que já teve outro sorotipo de vírus pode contrair novamente a doença e com um risco maior.

"Ou seja, com a introdução de um novo sorotipo existem dois problemas: existe um potencial maior de disseminação da doença, pois toda população é suscetível; e pode haver um aumento na proporção de casos graves, pois o risco de reinfecção aumenta", explicou a coordenadora.

Após 28 anos sem ocorrências do sorotipo, essa variedade do vírus voltou a circular no Brasil em 2010. Ele está em circulação no estado de São Paulo desde 2011 e, na região, foi identificado em maio, em Sumaré e Rio Claro.

Outro fator que exige atenção da população foi o inverno mais quente registrado na cidade, que ajuda na reprodução do mosquito.

Cuidados

A população deve certificar-se rotineiramente de que as caixas d´água estão adequadamente vedadas, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, não deixar materiais expostos nos quintais que permitam acúmulo de água, não deixar a água acumulada nos pratinhos de vasos de planta, jogar no local adequado entulho e pneus acumulados nos quintais, entre outras orientações já difundidas pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.

Dados

Campinas registrou uma queda de 70% no número de casos em 2012 comparados com o ano passado. Até outubro, foram 941 casos, contra 3.136 no mesmo período do ano passado. No total, 2011 registrou 3.178 casos.

Volta ao índice de notícias