CS São Marcos realiza mutirão de prevenção ao câncer

23/11/2012

Autor: Amanda Romero

O centro de Saúde (CS) São Marcos realiza, neste sábado, dia 24 de novembro, um mutirão de coleta do exame Papanicolaou (exame Citopalógico) e promove orientações para o combate do câncer de colo de útero e do câncer de mama. As atividades terão inicio às 8h e término às 12h.

Esse é o segundo mutirão de prevenção realizado na unidade. O primeiro ocorreu no dia 10 de novembro. "Nós temos quatro equipes de saúde da família aqui, então dividimos as convocações de exames em dois grupos para facilitar o atendimento e conseguir dar mais atenção para as mulheres ao orientá-las", conta a coordenadora do CS, Valéria Aguiar Ceriani. A unidade conta com três salas de ginecologia para os atendimentos.

O Papanicolaou deve ser realizado anualmente por todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Quanto mais cedo for feito o diagnostico do câncer de colo de útero, maiores são as chances de cura. "Nós fizemos um levantamento e vimos que muitas mulheres estavam com o exame atrasado, com mais de um ano sem realizá-lo. Por isso, decidimos fazer o mutirão. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais cedo conseguimos encaminhar para atenção especializada e a paciente tem prognóstico melhor de cura", explica a enfermeira da unidade, Sabrina Quintão Pereira.

O câncer de colo de útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excluindo os casos de câncer de pele melanoma. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para uma rápida detecção da doença são o diagnóstico precoce (que é a abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento, que no Brasil, é feito por meio do Papanicolaou.

Câncer de Mama

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura, e ele se dá através do exame de mamografia, que deve ser realizada anualmente em todas as mulheres com 50 anos ou mais, já que é a partir dessa idade que há um aumento na ocorrência da doença. "Essa é uma oportunidade de abrir uma conversa para prevenir o câncer de mama, ensinar como se faz o autoexame e mostrar a importância de se realizar as mamografias, uma vez que essas mulheres, que não tem comparecido a consultas e não tem feito esses exames, são as que têm o maior risco de desenvolver a doença", explica a coordenadora Valéria.

O CS São Marcos está localizado na Rua Maria Luiza Pompeo de Camargo, número 199. Contato pelos telefones 3246-3989 e 3246-3018.

Volta ao índice de notícias