Secretarias realizam Seminário Intersetorial sobre criança e adolescente

28/11/2012

Autor: Diego Geraldo, Ingrid Vogl e Jacqueline Malta

A Prefeitura, por intermédio das Secretarias Municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), de Educação (SME) e de Saúde (SMS), realiza nestas terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de novembro, a partir das 9h, o “Seminário Intersetorial da Criança e do Adolescente de Campinas” e o “I Encontro da Rede Municipal da Criança e do Adolescente”, na Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC) – Unidade 3, situada à Rua Luiz Octávio, nº 1313, no bairro Taquaral.

Segundo a assistente social da SMCAIS, Jane Valente, o evento visa apresentar o trabalho intersetorial das três políticas públicas de atendimento às crianças e adolescentes. O seminário pretende ainda discutir o planejamento estratégico e como lidar com os desafios para a efetiva construção da rede de cuidados para a infância e a adolescência, buscando fortalecer a intersetorialidade, numa perspectiva de atenção integral. Além de fomentar reflexões sobre as políticas públicas e construir estratégias que incidam e influenciem na elaboração destas políticas. “Queremos fortalecer o olhar da proteção integral, não judicializante na atenção às crianças, adolescentes e suas famílias”, ressalta Jane.

Nos dois dias do evento, vários profissionais das três áreas envolvidas no trabalho irão participar, como Cristina Ventura Vital Didonet e Maria Lúcia Gulassa, abordando temas como “Política Nacional da Primeira Infância”, “Intersetorialidade” e “O trabalho da Pedagogia nos serviços de acolhimento”. Jane Valente abordará “O reordenamento municipal”, Maria José Geremias falará sobre “ A gestão dos serviços” e Maria Ivone Aranha explicará o “Convênio da SME com Entidades dos Serviços de Acolhimento”.

Programação

No primeiro dia do Seminário, representantes da Secretaria Municipal de Saúde apresentarão os projetos desenvolvidos em parceria e seus resultados. “A saúde vem trabalhando em conjunto com diversas secretarias, neste caso, com a Cidadania, Assistência e Inclusão Social e a Educação, e os resultados vêm se mostrando positivos. A intersetorialidade hoje é uma realidade no município de Campinas”, disse a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Tânia Maria de Cássia Marcussi Oliveira.

No dia 28 pela manhã, a coordenadora da Assessoria de Educação e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação, Maria Ivone Aranha abordará o convênio da Secretaria Municipal de Educação com as entidades responsáveis pelos serviços de acolhimento.

Em seguida, os educadores responsáveis pelo acompanhamento pedagógico das crianças em cada um dos serviços de acolhimento – que podem ser abrigo, Casa Lar e Casa de Passagem- apresentarão como é feito este trabalho, que envolve a relação dos pais, crianças e escolas dentro dos abrigos.

O resultado dos trabalhos apresentados e debatidos durante o evento será expostos na sexta-feira, dia 30 de novembro, das 9h às 15h30, no saguão do Paço Municipal, que fica na Avenida Anchieta, n°200, no Centro.

O Seminário Intersetorial e o I Encontro da Rede Municipal da Criança e do Adolescente contam com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Instituição Padre Haroldo e da Faculdade Anhanguera de Campinas.

Confira a programação completa

Dia 27 de novembro de 2012 – terça feira

8h30 – 9 Acolhimento
9h – 9h45 Abertura e apresentação de representantes das Secretarias de Assistência, Educação e Saúde