UPA Centro será aberta para o público em 30 de novembro

28/11/2012

Autor: Marina Avancini

A Prefeitura de Campinas inaugurou nesta quarta-feira, 28 de novembro, a nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Centro. O novo local vai funcionar na antiga sede social do Clube Semanal de Cultura Artística, na Rua Irmã Serafina, 937. O atendimento ao público será iniciado a partir das 7h de sexta-feira, 30 de novembro. A unidade anterior foi fechada em março deste ano pela Vigilância em Saúde.

A UPA será responsável por uma média de 500 atendimentos por dia em uma área de cobertura de 100 mil habitantes do Centro e da região Leste da cidade, como Cambuí, Botafogo, entre outros, além de trabalhadores e frequentadores da região central. O local vai contar com 140 funcionários.

O prédio terá seis consultórios ambulatoriais, ala de urgência e emergência, salas para terapia ocupacional e psicologia, medicação e inalação, assistência social e espaço para estoque. O equipamento de raio-X está instalado, mas seu funcionamento depende de adequações na rede elétrica. Por esse motivo, o aparelho deve entrar em funcionamento no início de 2013.

"Foi uma atitude de coragem fechar a unidade de saúde e se comprometer a reabrir. Assumir essa administração foi como assumir um carro quebrado a 120 quilômetros por hora, tendo que fazer consertos sem poder parar", afirma o prefeito Pedro Serafim, se referindo à situação com que assumiu a Prefeitura após as cassações dos prefeitos anteriores.

A abertura da UPA estava prevista para acontecer em duas etapas. No entanto, devido a uma readequação do plano de trabalho, toda a estrutura foi entregue de uma só vez. De acordo com o secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão, o início do funcionamento da nova unidade vai diminuir o atendimento do Hospital Mário Gatti, que hoje é procurado pelos pacientes do PA Centro anterior, e nos Pronto-Atendimentos Anchieta e São José.

O novo PA vai funcionar em um espaço de 1.200 metros quadrados do prédio, que tem 3.500 metros quadrados e também vai abrigar outros setores administrativos da Secretaria. Além disso, o local conta com um espaço para eventos da Pasta, que costumam acontecer no Salão Vermelho ou em espaços privados da cidade.

A reabertura da unidade, fechada em março, é uma das metas do programa Mais Saúde, que reúne uma série de ações na área e foi lançado pela Prefeitura de Campinas em 31 de julho.

Melhores condições

O antigo Pronto Atendimento (PA) Centro funcionava em um prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Barreto Leme, e foi fechado em março deste ano pela Vigilância em Saúde por causa das más condições do local.

A Prefeitura decidiu, então, transferir a unidade para um prédio mais adequado e, em agosto, foi firmado o contrato entre a Administração e o Cultura Artística para o aluguel das dependências do antigo clube.

"As novas instalações vão trazer mais comodidade para os pacientes. O prédio tem o dobro do espaço e permite adaptações que não podiam ser feitas nas instalações anteriores por se tratar de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico", afirma Brandão. A nova localização também permitiu que a quantidade de pacientes atendidos diariamente fosse de 300 para 500.

Além das melhorias para os pacientes, segundo a coordenadora da UPA Centro, Márcia Gonçalves Machado, as condições de trabalho dos funcionários estão melhores no espaço inaugurado nesta quarta-feira. A decisão pelo novo local foi feita em parceria com o Conselho de Saúde do Distrito Leste. "O Conselho está presente nas maiores realizações da Saúde de Campinas. Atualmente, o povo de Campinas participa da gestão da Saúde", comenta o presidente do Conselho de Saúde, José Paulo Porsani. A unidade de saúde está aberta para visitação do público na tarde desta quarta-feira, 28 de novembro, e manhã de quinta-feira, dia 29.

Fotos de Fernanda Sunega