Profissionais se reúnem em seminário voltado a serviços de acolhimento

28/11/2012

Autor: Renan Costa

Cerca de 150 profissionais das Secretarias Municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), de Educação (SME) e da Saúde (SMS) compareceram nesta terça-feira, dia 28 de novembro, no segundo dia do "Seminário Intersetorial da Criança e do Adolescente" e ao "I Encontro da Rede Municipal da Criança e do Adolescente". O evento foi realizado na Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC) - Unidade 3, das 9h às 16h30.

O segundo encontro promoveu uma discussão das experiências entre os profissionais das secretarias por meio de ações das três políticas públicas e a apresentação das ações educacionais que estão sendo desenvolvidas. "Cada um fazia sua parte dentro de cada secretaria, mas se tratando de crianças e adolescentes, ocorreu essa aliança", afirma Maria Ivone Aranha, professora de educação especial e coordenadora da Assessoria de Educação e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Maria Ivone, o objetivo do encontro foi mostrar que as políticas públicas entre as secretarias estão articuladas e promovem a qualidade de vida e ações positivas para as crianças, adolescentes e familiares. A essência do encontro foi divulgar o papel do pedagogo com estratégias pedagógicas nos serviços de acolhimentos, que podem ser: Abrigo, Casa Lar e Casa de Passagem.

Convênio

Durante a apresentação, Maria Ivone ressaltou que atualmente, 549 crianças e adolescentes estão sendo acompanhados e amparados pelo convênio entre as secretarias, em serviços de acolhimento. A professora explicitou as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente sob as normas e diretrizes da SME nos serviços de acolhimento, que são intersetorializadas em parceria da SME com a SMCAIS.

Maria Ivone frisou a importância do trabalho dos pedagogos no acompanhamento das crianças nas unidades de serviço de acolhimento. "O serviço de acolhimento não substitui o ensino regular da criança e do adolescente nas escolas, e sim, amplia o conhecimento com diversas ferramentas pedagógicas dentro dos recintos de acolhimento", disse.

No período da tarde, os participantes do seminário visitaram a exposição que foi montada com as experiências desenvolvidas, por meio de banners. Posteriormente, foi realizado um debate com reflexões a respeito das imagens com os participantes.

Cronograma

Ontem, dia 27 de novembro foram realizados no Seminário Intersetorial, palestras durante a manhã e tarde, debatendo a necessidade de se aprimorar o trabalho das três políticas públicas (Assistência, Educação e Saúde) por meio de atendimento às crianças e adolescentes. Os desafios para a efetiva construção da rede de cuidados voltados à infância e juventude também foram debatidos.

A programação do evento terá continuidade nesta sexta-feira, dia 30 de novembro. Das 9h30 às 15h30 serão expostos os trabalhos apresentados e debatidos durante o evento no Saguão do Paço Municipal, localizado na Avenida Anchieta, nº200, Centro.

Fotos de Luiz Granzoto.