CS São Marcos e SENAT se unem para o combate de doenças

30/11/2012

Autor: Amanda Romero

O Centro de Saúde (CS) São Marcos realiza uma série de atividades para a prevenção da Aids e outras doenças neste sábado, 1º de dezembro, das 8h30 às 11h, na Avenida Com. Aladino Selmi, 1.395, próximo ao próprio CS. A iniciativa é uma parceria com o SEST/SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que ofereceu o espaço para o evento. A data é para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

O dia começará com uma palestra sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) ministrada por Antonio José dos Reis, enfermeiro do CS São Marcos. Entre os serviços prestados estão a distribuição de preservativos, orientações a cerca de dengue e tuberculose e stands promovendo ações antitabagismo.

Todas as pessoas que moram na área de abrangência da unidade estão convidadas a comparecer e, também, os alunos dos cursos oferecidos pelo SENAT. “Sempre trabalhamos em parceria com o SENAT, nesse dia decidimos realizar ações abertas para todo o público da região”, afirma a coordenadora do CS, Valéria Aguiar Ceriani.

Desde 2007, Campinas tem, em média, registrado cerca de 260 novos casos de pessoas contaminadas com o HIV por ano, sendo estes mais comuns em homens e pessoas entre 30 e 49 anos. “A população que chega a unidade, ao passar pelo acolhimento, é orientada a fazer o exame, aqui mesmo. Eles ainda podem, se preferirem, fazer o teste rápido em outras unidades”, explica a coordenadora Valéria. O teste rápido pode ser feito no Hospital Ouro Verde e no Centro de Referência DST/Aids, na Rua Regente Feijó, 637.

Serviço
Ações no combate a DSTs, dengue, tuberculose e tabagismo
Dia: 1º/12
Horário: Das 8h30 às 11h
Avenida Comendador Aladino Selmi, nº 1.395, próximo ao CS São Marcos

Volta ao índice de notícias