Teste rápido de HIV nesta sexta-feira na Praça Bento Quirino

30/11/2012

Autor: Diego Geraldo

O Centro de Referência DST/AIDS de Campinas disponibilizará nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante a partir das 19h, na Praça Bento Quirino. No local, serão feitos testes rápidos para o diagnóstico do vírus HIV. O evento faz parte da campanha “Fique sabendo”, do Ministério da Saúde, para incentivar o exame de identificação do vírus.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Cláudia Barros, a estrutura do CTA itinerante é a mesma encontrada nos dois postos fixos da cidade. “Serão montadas várias tendas. Uma para a coleta do sangue; outra para análise; e várias menores para o resultado.

Dentro das menores entram somente o aconselhador e quem fez o teste para o resultado. O exame fica pronto em 20 minutos, mas, por causa do cuidado para a divulgação, a pessoa vai esperar de 40 a 60 minutos para ser informada, independente do resultado”, explicou Cláudia. O teste é um processo seguro, sigiloso e acessível.

É feito durante todo o ano, mas desde o dia 22 de novembro vem sendo incentivado nos 63 Centros de Saúde (que fazem o exame convencional) e nos dois CTAs fixos, na Rua Regente Feijó, 637, no Centro e no Complexo Hospitalar Ouro Verde, na Avenida Ruy Rodrigues, 3434, no Jardim Ouro Verde.

Outro CTA itinerante será montado no dia 1º de dezembro, na Praça Ruy Barbosa (atrás da Catedral), no Centro, das 9h às 16h. Além do teste rápido, apresentações culturais estão previstas para chamar a população.

A estimativa do Ministério da Saúde é que de a cada três pessoas com HIV, uma não sabe. “Por isso é importante que todos façam o teste. O incentivo é para todos, mas principalmente quem nunca fez o teste ou o fez há muito tempo. Com tratamento, a pessoa pode chegar a não adoecer e ter uma melhor qualidade de vida”, disse coordenadora.

Tratamento

Cerca de 70% dos pacientes que vivem com aids no Brasil, e que estão em terapia antirretroviral, apresentam cargas virais indetectáveis. Isso significa que as pessoas que têm a infecção e recebem medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão vivendo cada vez mais. "O Ministério da Saúde considerou como prioridade trabalhar, não apenas o dia de combate à Aids, como também essa ação de mobilização. A campanha serve para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce”, frisou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Serviço

Teste Convencional para diagnóstico de Aids nos 63 Centros de Saúde da cidade. O telefone 156 orienta sobre a unidade mais próxima, assim como o período de funcionamento.

Teste rápido no Centro de Referência DST/Aids de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h, na Rua Regente Feijó, 637, no Centro.

Teste rápido no Hospital Ouro Verde, ao lado do ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Ruy Rodrigues 3434, Jardim Ouro Verde.

Teste rápido no CTA itinerante na Praça Bento Quirino, no Centro, sexta-feira, 30 de novembro, a partir das 19h.

Teste rápido no CTA itinerante na Praça Ruy Barbosa, no Centro, sábado, 1º de dezembro, a partir das 9h às 16h.

Volta ao índice de notícias