Jonas formaliza ato para emissão de nota fiscal por Farmácias Populares

05/11/2013

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, formalizou na manhã desta terça-feira, 5 de novembro, junto ao Serasa Experian, os atos necessários para que as duas Farmácias Populares instaladas na cidade possam emitir Nota Fiscal Eletrônica para devolução de medicamentos.

De acordo com a Lei Orgânica do município, os documentos de certificação digital devem ser assinados pelo próprio prefeito. Na ocasião, Jonas registrou também as senhas dos cartões digitais. Os atos foram acompanhados pela funcionária do Serasa Experian, Lois Ekaete Moraes Itaumah, que esteve no Gabinete expecificamente para este fim.

De acordo com o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Reinaldo Antonio de Oliveira, até 2012, o prefeito passava uma procuração para funcionários das farmácias emitirem as notas manualmente. “Com a certificação digital os processos de devolução de medicamentos tornam-se mais seguros”, disse Oliveira.

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica é necessária em caso de devolução de medicamentos para a Fiocruz (fornecedora das Farmácias Polulares). Isso acontece por motivos diversos como, por exemplo, a validade do produto está próxima do vencimento.

O cartão é válido por dois anos e apresenta a possibilidade de estabelecer conexões seguras para troca de dados via internet. O documento de certificação digital para Nota Fiscal Eletrônica é emitido pela Serasa Experian para empresas e instituições que possuem sistemas centralizados e que emitem um grande volume de notas fiscais. No caso das Farmácias Populares, a Nota Fiscal Eletrônica só será usada para devolução de medicamentos. Para os clientes, a emissão de notas é feita por meio de cupom fiscal ou de nota manual.

Jonas Donizette assina termos

Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito com representante do Serasa conhecendo o sistema

Crédito: Fernanda Sunega