Campinas inicia campanha Fique Sabendo na segunda-feira

22/11/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), inicia na próxima segunda-feira, 25 novembro, a Campanha “Fique Sabendo”, que busca incentivar a população a realizar a testagem para obter o diagnóstico precoce do HIV.

A ação vai até o dia 29 de novembro e integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro.

Durante a campanha Fique Sabendo, serão disponibilizados testes rápidos de HIV nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), no Complexo Hospitalar Ouro Verde e no Centro de Referência em DST/Aids, na rua Regente Feijó, no Centro.

O teste rápido é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado, sigiloso, fica pronto em 40 minutos e é entregue em ambiente reservado, após aconselhamento. O aconselhamento é o momento em que a equipe conversa com a pessoa sobre possíveis experiências e tira dúvidas, entre outras questões.

Além das ações nos dois CTAs, todos os Centros de Saúde vão intensificar a oferta de exames neste período, com a diferença de que, nestes locais, a testagem é convencional ao invés do teste rápido. Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode realizar seu teste.

A médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, enfatiza que fazer o teste é uma atitude de quem se preocupa com a própria saúde e com a saúde coletiva.

“Todos com vida sexual, independente de com quem ou com quantos parceiros, e que já tiveram relações sem preservativo devem realizar o teste. Queremos incentivar também e principalmente quem nunca fez o exame e que, portanto, desconhece sua situação sorológica e pessoas que se expuseram a algum risco”, diz Cláudia.

Segundo Cláudia, é importante que a pessoa conheça a sua situação sorológica em relação ao HIV, principalmente porque o diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento. “É importante tratar o quanto antes para evitar que a pessoa adoeça de Aids. Apesar da Aids ainda não ter cura, é possível ter qualidade de vida. O tratamento deve ser iniciado o quanto antes. A adesão é essencial para essa qualidade de vida”, diz Cláudia.

Assim como em todo País, o teste HIV é oferecido em Campinas na rotina dos Centros de Saúde e CTAs, de forma gratuita e sigilosa, durante o ano todo. Informações sobre os locais onde ocorre a Campanha Fique Sabendo em Campinas podem ser obtidas pelos telefones 3236-3711 ou 3226-7475, pelo 156 ou pelo Disque Saúde que atende no número 160.

Outras ações

Como este ano, o 1º de dezembro será um domingo, praticamente toda a programação para marcar a ocasião será promovida em Campinas na sexta-feira, 29 de novembro, no fechamento da Campanha “Fique Sabendo”.

Na sexta-feira, dia 29, será instalada uma barraca na praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, onde agentes de saúde vão distribuir folhetos e divulgar informações sobre medidas preventivas, além de fornecer preservativos.

No Centro de Referência em DST/Aids, na rua Regente Feijó, no dia 29, as equipes vão trabalhar exclusivamente para realização de testes rápidos de HIV, no período das 9h às 18h.

Também no dia 29, no Largo do Rosário, haverá barraca com ações de educação, informação e mobilização social, apresentações de música e, por volta das 17h, serão soltos balões brancos alusivos às pessoas que vivem ou viveram com Aids no Município. Já na praça Bento Quirino será oferecida testagem rápida para HIV das 19h às 22h.

Na segunda-feira, 2 de dezembro, o Programa de Aids vai inaugurar uma parceria com a EMDEC para disponibilizar preservativos nos terminais de ônibus.

Situação da doença

A epidemia da Aids em Campinas apresenta um total acumulado de 6.678 casos notificados, dos quais 159 são em crianças (menores do que 13 anos).

Os dados são relativos aos casos de Aids notificados de residentes em Campinas, de 1982 a dezembro de 2012 (fonte SINAN-W e SINAN-NET), sendo que os últimos 5 anos estão sujeitos a revisão. Os dados referem-se ao número de pessoas com critérios para notificação por Aids e não àquelas que são portadoras assintomáticas do HIV.