Prefeitura ganha prêmio na área de Saúde mental

05/12/2001

A Prefeitura de Campinas foi contemplada com o Prêmio Experiências Exitosas na Área de Saúde Mental no SUS. O Prêmio foi concedido pelo Ministério da Saúde para ser apreciado durante a III Conferência Nacional de Saúde Mental que vai acontecer em Brasília.

Três prefeituras administradas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), entre elas, Campinas, Pelotas e Sobral, foram homenageadas por seus projetos que substituem os tradicionais manicômios.

Entre os critérios de avaliação levados em conta pela comissão julgadora, está a adoção de estratégias explícitas de acolhimento do usuário e a reorientação do modelo de atenção para a reforma psiquiátrica.

No caso de Campinas, o público alvo foi dividido em núcleos distintos de atendimento, como dependentes químicos, crianças e adolescentes e pessoas em sofrimento psíquico grave. Fechamos o hospital psiquiátrico privado e reorientamos os investimentos para uma Rede de Atenção Psicossocial, atendendo as pessoas no seu cotidiano e atendendo os momento de crises onde elas acontecem.

O Projeto premiado de Campinas concorreu com outros 93 trabalhos desenvolvidos em nove estados brasileiros. Foram premiados dez deles, juntamente com Campinas: Rio de janeiro, Uberlândia, Pelotas, Maringá, Ouro Preto, Sobral, São Paulo entre outros.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, há onze anos, mantém um trabalho de gestão conjunta com o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (SSCF), com reconhecido trabalho para a reforma psiquiátrica no Brasil.

O Núcleo de Oficinas do SSCF trabalha com nove frentes de trabalho de produção, onde os pacientes trabalham com marcenaria, mosaico, culinária, vitrais, agricultura, papel reciclados, com pontos de venda espalhados em pontos estratégicos da cidade.