Mário Gatti quer bolsas para residentes

13/12/2001

A aprovação de uma moção à Secretaria Estadual de Saúde para que o Hospital Mário Gatti seja incluído no Programa de Bolsas para a formação de médicos residentes foi uma das medidas aprovadas durante o "Seminário Residência".

Realizado no Auditório do Mário Gatti, entre os dias 7 e 9 de dezembro, o seminário contou com a participação de várias personalidades ligadas ao tema residência médica. Outras medidas aprovadas durante o evento foram:

  • A integração do programa de Residência Médica do Hospital Mário Gatti com a Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, será realizada a criação, em 2003, de um programa de residência médica em Saúde da Família
  • Os residentes nas áreas de Pediatria e Clínica Médica deverão desenvolver estágios em Unidades Básicas de Saúde, no serviço de atendimento domiciliar e no Samu. A medida visa contemplar a excelência técnica na especialidade do residente e competência na área de relacionamentos
  • Criação de uma Comissão Permanente de Avaliação do programa de Residência Médica, bem como dos residentes, no Hospital Mário Gatti. A Comissão contaria com o apoio de uma pedagoga
  • A sugestão para a criação de um convênio entre o Hospital Mário Gatti, o Conselho Nacional de Residência Médica, a Faculdade de Medicina de Marília, Fundap e a Unicamp, para o desenvolvimento de um projeto piloto de metodologia para avaliação dos residentes

A primeira mesa do seminário aconteceu no dia 7 (sexta-feira) e abordou o tema "O Papel da Residência Médica no SUS".

O debate foi marcado pela necessidade da residência estar mais próxima ao SUS, priorizando a formação de especialistas que atendam as necessidades do sistema.

Residência

O professor Sérgio Bisogni ressaltou a importância da Residência Médica do Hospital Mário Gatti que, informalmente, existe desde 1976. Ela foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e da Educação em 1996.

O compromisso da Secretaria de Saúde com a residência e a revisão do relacionamento médico – paciente, foi outro ponto debatido pela mesa. A segunda mesa, no dia 8, com o tema "Perfil Esperado do Médico a ser Formado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti".

Um dos pontos mais discutidos na mesa, e tido como grande desafio na formação dos especialistas, foi a competência para abordar o paciente em sua integralidade e a necessidade do trabalho em equipe.

No último dia do seminário, dia 9, o tema foi "Avaliação dos Programas de Residência Médica". Nesta mesa foram discutidas as diferentes formas de avaliação da residência médica e toda a metodologia que o Conselho Nacional de Residência Médica utiliza atualmente para avaliação.

A professora Valéria explicou o método utilizado em Marília para a avaliação. A Dra. Cristina fez um relato da avaliação dos programas de residência médica da Unicamp, a partir da visão dos médicos residentes.

Ao final de todas as mesas foram realizados Grupos de Trabalho sobre cada tema. As conclusões do Seminário serão enviadas à Secretaria Estadual de Saúde e apresentadas ao Secretário de Saúde e à Comissão de Residência Médica do Hospital Mário Gatti.

Volta ao índice de notícias