Exames confirmam oito novos casos de dengue em Campinas

17/12/2001

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, confirmou na última sexta-feira oito novos casos de dengue em Campinas. Os casos são de pessoas residentes nos seguintes bairros: um no Jardim Campo Belo, um no DIC I, um no São Domingos, um no Jardim Itatiaia, um no Satélite Íris II, um no Jardim Santa Lúcia e um no Jardim Santa Mônica e um no Paranapanema. Os residentes no Paranapanema, DIC I e Santa Mônica contraíram a doença no Jardim Campo Belo.

Técnicos da Covisa, dos Distritos de Saúde e Centros de Saúde já tomaram as devidas providências para conter a epidemia. Nos locais onde ocorreram os casos estão sendo realizadas buscas ativas para descoberta de outras pessoas doentes e remoção de criadouros. Em trabalho conjunto com a Sucen, serão definidas as áreas de maior risco de transmissão da doença para a pulverização ambiental. Nessas áreas, além da aplicação química, estão sendo tomadas outras medidas para o controle do vetor.

Também estão sendo mantidos contatos com o Instituto Adolfo Lutz no sentido de priorizar os resultados dos exames laboratoriais do município. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou junto à Sanasa alternativas imediatas para o abastecimento de água em alguns desses bairros, onde a população armazena a água em tambores.

A Secretaria está incrementando a campanha de conscientização junto à população, com orientações sobre a doença e a necessidade de procurar os serviços de saúde assim que aparecerem os primeiros sintomas. Além disso, está sendo reforçada junto aos profissionais de saúde, da rede pública e privada, a importância de notificação imediata de casos suspeitos de dengue.