Saúde inaugura oficina com trabalhos de cidadãos com deficiência

02/12/2002

Ateliê será mantido permanentemente como fonte de renda para ajudar na manutenção do Centro de Reabilitação

O Centro de Reabilitação da Prefeitura de Campinas inaugura nesta segunda-feira, 2 de dezembro, um Ateliê Especial que enfoca trabalhos voltados para temas natalinos.
As peças artesanais, confeccionadas por cidadãos campineiros com deficiência, estão expostas na oficina do Centro de Reabilitação, localizada na avenida Orosimbo Maia, 921.
Inicialmente, a oficina conta com vinte pessoas, mas a idéia é ampliar este público, segundo informa Osmarina Chieranda Ruiz, coordenadora do Centro de Reabilitação.
Osmarina explica que a idéia é manter essa oficina como uma fonte de arrecadação de fundos para o próprio Centro.
Para isso, a oficina funcionará permanentemente e os trabalhos serão vendidos no Bazar mensal promovido pelo Conselho de Saúde da Reabilitação.
Festa de Natal
Todo o trabalho confeccionado nessa oficina também ficará exposto na Festa de Natal da Reabilitação, que ocorre a partir das 12h do próximo dia 12 dezembro, no Centro de Vivência do Idoso, localizado na Lagoa do Taquaral.
A partir desta terça-feira, 3, e até dia 7, sábado, os trabalhos desse Ateliê poderão ser conferidos, ainda, nos eventos da Primeira Semana de Luta pela Cidadania da Pessoa com Deficiência de Campinas.
O evento marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado neste 3 de dezembro.
A abertura da Semana será às 14h, no Largo do Rosário, com apresentação de atividades culturais. Também serão divulgados os trabalhos das secretarias municipais e das organizações da sociedade civil sobre a questão da deficiência.
Folder
O evento aproveita para lançar um folder que trata da discriminação e preconceito contra essas pessoas.
O público atendido pelo Centro de Reabilitação também vai participar da Pré-conferência Municipal de Direitos Humanos – segmento dos portadores de necessidades especiais e pessoas com deficiência, na quarta-feira, 4, e da Olimpíada Especial, na quinta-feira, 5.
Eles ainda estarão presentes no Cinema na Praça, na sexta, 6, na praça Bento Quirino, e no Seminário de vida independente. Todas as atividades estão na programação da Semana de Luta pela Cidadania da Pessoa com Deficiência.
Conscientização
O Centro de Saúde Pedro de Aquino, que fica no Balão do Laranja, promove, durante esta semana, atividades para conscientizar as pessoas e dar visibilidade à luta pela cidadania da pessoa com deficiência.
"Queremos envolver todos os cidadãos para um novo olhar sobre um universo ainda discriminado e excluído", diz Maria Rita de Oliveira, coordenadora do CS.
Saiba mais sobre o Centro de Reabilitação
O Centro de Reabilitação é um serviço da Secretaria de Saúde e presta atenção a crianças e adultos com deficiência permanente ou temporária.
O Centro é referência para pessoas que necessitam de reabilitação em ortopedia, colocação de órteses e próteses, cidadãos acometidos por seqüelas em função de derrame cerebral, seqüelas de tumores, lesão medular e crianças que precisam de clínica de fonoaudiologia ou com seqüelas neurológicas. O atendimento é gratuito. Maiores informações pelos telefones 3234-3291 ou 3231-8979.