Saúde amplia ações para portadores de deficiência

03/12/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Reabilitação Física, tem desenvolvido inúmeras atividades para cidadãos portadores de necessidades especiais.

O Centro de Reabilitação, que atualmente funciona na Orosimbo Maia, 921, está melhorando sua estrutura criando um Centro melhor adaptado, no distrito de Sousas. Lá, os usuários, além de receber alimentação gratuita, poderão ficar parte do dia ou em período integral.

Nesse local poderão desenvolver atividades artesanais, físicas e participar de oficinas. Também está sendo viabilizada uma linha de ônibus para o distrito, com itinerário para o novo Centro de Reabilitação, que será adaptada para estes pacientes.

As ações do Centro de Reabilitação estão sendo descentralizadas. Os Centros de Saúde passam por capacitação para acolher essa parcela da população. O acesso dos portadores de deficiência aos CSs também está sendo melhorado com colocação de rampas e readaptação dos banheiros.

Algumas unidades já passaram por essas reformas. Os Centros de Saúde também estão sendo treinados para atuar com a linguagem de sinais.

A Secretaria de Saúde tem aumentado sua atuação com participação dos usuários portadores de deficiência. Os pacientes têm participado, inclusive, no planejamento, acompanhamento e fiscalização das ações. Parcerias com ONGs e convênios têm sido ampliadas e qualificadas.

O Centro de Reabilitação ainda está trabalhando na estruturação para implantação de próteses para pessoas com deficiência auditiva. A demanda para este equipamento é grande e é constituída, na maioria, pelo atendimento a crianças.

Reinserção social

A Reabilitação também desenvolve oficinas e ateliês. A idéia é promover a reinserção social e geração de rendas. Outro projeto que está sendo trabalhado é a Cooperativa Social.

Essa iniciativa pretende promover a autonomia do cidadão, por meio da geração de empregos e da valorização da auto-estima de cada um.

O Centro de Reabilitação é um serviço da Secretaria de Saúde e presta atenção a crianças e adultos com deficiência permanente ou temporária.

O Centro é referência para pessoas que necessitam de reabilitação em ortopedia, colocação de órteses e próteses, cidadãos acometidos por seqüelas em função de derrame cerebral, seqüelas de tumores, lesão medular e crianças que precisam de clínica de fonoaudiologia ou com seqüelas neurológicas. O atendimento é gratuito. Maiores informações pelos telefones 3234-3291 ou 3231-8979.

Volta ao índice de notícias