Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

09/12/2002

A Prefeitura de Campinas continua a somar cada vez mais esforços para eliminar criadouros da dengue nas cinco regiões da cidade. Nesta segunda-feira, agentes comunitários e outros profissionais de saúde da região Sudoeste iniciaram colocação de telas em caixas d’água nas residências dos Jardins Nossa Senhora Aparecida e Rosalina. As duas comunidades registraram um número importante de casos de dengue no início deste 2002. O objetivo das telas é impedir que a fêmea do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, deposite seus ovos nos recipientes.

Na região Leste, os mutirões da Secretaria de Saúde estiveram, nesta segunda-feira, 9, na área do Centro de Saúde Costa e Silva. Os agentes vasculharam cada canto em busca de focos do mosquito. Panfletos e cartilhas com dicas sobre como eliminar o Aedes foram distribuídos.

No Centro de Campinas, que também é região Leste, as equipes estão mobilizadas desde a manhã de hoje para pesquisar a infestação das larvas do mosquito. Este trabalho é chamado tecnicamente de pesquisa de índice de breteau.

A operação inclui levantamento sobre criadouros, que deve indicar quais são e onde estão os principais recipientes que propiciam a reprodução do mosquito. Durante o estudo, os profissionais também estarão desencadeando ações educativas e preventivas de casa em casa. Na região do Taquaral, onde foi confirmado um caso da doença na última semana, está sendo promovida pulverização.

Amanhã, 10 de dezembro, profissionais do Centro de Saúde São Quirino recebem informações sobre como detectar e tratar casos graves e casos hemorrágicos de dengue. A aula será ministrada pelo médico infectologista Carlos Magno, do Hospital Municipal Mário Gatti. O CS São Quirino também está localizado na região Leste.

Na região Sul, na área de abrangência do Centro de Saúde São José, as atividades contra a dengue desta segunda-feira foram promovidas nas escolas públicas. Alunos de seis escolas que elaboraram redações sobre o tema foram premiados com viagens a Foz do Iguaçu. Foram escolhidos os três melhores textos de um total de 486 redações.

Nesta terça-feira, 10, equipes da Secretaria de Saúde de Campinas atuam com a população que mora na área do Centro de Saúde Perseu, na região Noroeste. Além de promover a eliminação de criadouros, os profissionais vão incentivar moradores a tomar medidas diárias simples para identificar e eliminar os focos do mosquito.

Na quarta-feira, 11, o cata-criadouro ocorre no Parque Cidade, na área do CS São Marcos, na região Norte. E, na sexta-feira, 13, as equipes atuam na área do Centro de Saúde São Vicente, próximo ao Carrefour Valinhos, na região Sul.

Estatística - Este ano, Campinas registrou 1.433 casos de dengue, sendo que, deste total, 1.229 são de pessoas que foram infectadas onde moram – são casos autóctones. As últimas confirmações são de dois moradores da Gleba B, na área do Centro de Saúde Carvalho de Moura, região Sul. As ocorrências foram registradas na última sexta-feira, 6. Um terceiro caso, do Taquaral, também foi registrado na semana passada.