Abertura da mostra "Coletiva Espaço 8"

10/12/2002

Dia 10 de dezembro acontece a abertura da mostra "COLETIVA ESPAÇO 8" dos artistas plásticos Antônio Marsalo, Luiza Finatti, Silvana Borges, João Jordão, Sarita Romano, João Bosco, Mário da Silva, Norival Cobeiros, Angelo Ciocca, Marcos Pio,  e José Paulino, todos artistas do Espaço 8 Atelier - atelier de arte da instituição. A inauguração tem início às 20h, na Pizzaria Fiducia (Rua Pe. Almeida, 352, Cambuí, Campinas/SP).

A mostra permanece em cartaz até 03 de janeiro, abrindo ao público diariamente a partir das 18:30h.

A mostra apresentará 50 quadros, mesclando pintura sobre tela e sobre duratex. O evento comemora a parceria de sucesso entre a pizzaria e os artistas do Cândido, que durante o ano de 2002 realizaram mensalmente exposições de arte na Fiducia. O artista plástico do atelier, João Bosco, avalia o convite para a realização das exposições como um avanço: "Foi uma grande possibilidade de individualizar ainda mais cada artista, que pensavam e desenvolviam uma linguagem própria para cada exposição" - conclui.

Espaço 8 Atelier

O Espaço 8 Atelier foi criado em 1992,  com a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que porventura se encontram na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia depois da abertura psiquiátrica. Muitos artistas do atelier já participaram de vários salões, bienais, e muitas vezes foram premiados.

Desde 1990, com a parceira realizada com a Prefeitura Municipal, o “Cândido Ferreira” vem abrindo portas aos seus usuários, mudando a filosofia dos cuidados, humanizando o tratamento em saúde mental e implantando novas formas de cuidar da “loucura”. Por esta nova postura, desde 1993 a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Muitos caminhos tem sido encontrados como possibilidades de reinserção social aos usuários e a arte tem se mostrado uma importante porta de acesso.